As pessoas interessadas em emitir a habilitação para as categorias do A ou B, ou aqueles que já são habilitados e querem adicionar uma nova categoria, poderão contar com o programa CNH Social. Ao todo, serão 7.000 carteiras de motoristas gratuitas no ano de 2024 e as inscrições já estão abertas.
As 7 mil vagas serão distribuídas em dois processos seletivos em 2024 abertos pelo Detran-ES (Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo). Neste primeiro momento há 3,5 mil vagas disponível pela CNH Social, com o objetivo de proporcionar ao cidadão capixaba mais oportunidades para a inserção no mercado de trabalho.
Quem pode se inscrever na CNH Social?
Os requisitos para se inscrever na CNH Social incluem idade e comprovação de que vive em condição de baixa renda. Para isso, o candidato deve informar no ato da inscrição o seu NIS (Número de Identificação Social), gerado assim que ele é incluído no Cadastro Único.
Para se inscrever neste cadastro é preciso ter renda familiar de no máximo meio salário mínimo por pessoa. Veja como funciona nesta matéria escrita por mim.
- Maiores de 18 anos;
- Quem sabe ler e escrever;
- Inscritos no Cadastro Único para Programas do Governo Federal;
Haverá reserva de vagas para:
- 5% das vagas reservadas para Pessoa com Deficiência (PCD);
- 8% das vagas para os egressos do sistema prisional a partir de Cooperação Técnica firmada entre o Detran e a Secretaria da Justiça (Sejus).
Como se inscrever na CNH Social do Espírito Santo
A inscrição na CNH Social do Espírito Santo vai até o dia 29 de abril. Ao preencher a ficha o candidato já estará concorrendo automaticamente. Sendo que os critérios para desempate vão considerar, nesta ordem: menor renda per capita, número de integrantes da família, escolaridade, se é beneficiário do Bolsa Família e a data e hora da inscrição.
- Acesse o site do Detran do Espírito Santo;
- Clique em “CNH Social”;
- Agora, selecione “Inscrição”;
- Preencha seus dados pessoais, como: NIS, data de nascimento, CPF, nome completo, e outros;
- Escolha se vai concorrer para primeira habilitação ou adição de categoria;
- Informe se é cotista (pessoa com deficiênica ou ex-presidiário);
- Envie seu pedido e aguarde o resultado.
A lista com os nomes dos selecionados no programa será divulgada no dia 06 de maio de 2024, às 12h, no site do Detran.