IDOSOS de 70 à 85 anos são surpreendidos com o VENCIMENTO de suas CNHs

Os critérios para motoristas idosos diferem ao redor do mundo. No Brasil, não há uma idade máxima para dirigir, mas são adotadas medidas para garantir a segurança, como exames médicos regulares, evitando o vencimento das CNHs (Carteira Nacional de Habilitação).

IDOSOS de 70 à 85 anos são surpreendidos com o VENCIMENTO de suas CNHs. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

Outros países têm abordagens distintas quanto ao vencimento das CNHs, com alguns estabelecendo limites de idade e outros implementando avaliações mais rigorosas para os idosos que desejam manter suas carteiras de motorista.

A legislação de trânsito brasileira, embora não imponha uma idade máxima para obter ou renovar as CNHs, estabeleceu prazos diferenciados para o vencimento, com base na faixa etária do condutor, conforme o CTB atualizado em 2021.

Essas mudanças introduziram novos prazos de validade das CNHs, ficando da seguinte forma:

O processo de renovação agora inclui exames médicos e avaliação psicológica. Priorizando a segurança viária, os procedimentos de renovação das CNHs para idosos visam garantir que possuam aptidão física e mental adequada para dirigir de maneira segura.

Médicos realizam avaliações para identificar possíveis deficiências que possam impactar a capacidade de condução, podendo recomendar prazos de renovação mais curtos quando necessário. Essas medidas buscam assegurar a proteção no tráfego rodoviário.

Abaixo você verá alguns alertas importantes acerca da carteira de motorista para idosos com mais de 60 anos. Enquanto isso, neste link eu te explico tudo sobre os novos prazos das CNHs, passo a passo da renovação e muito mais!

Alerta para as CNHs dos idosos

Penalidades para CNHs vencidas em 2024 

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile