Revisão dos cadastros e pente-fino do Bolsa Família começam em ABRIL? Veja prazos

O Governo Federal vai começar a realizar a revisão dos cadastros e pente-fino do Bolsa Família com o objetivo de cortar beneficiários que possuem irregularidades e que não se encaixam nos requisitos do programa. 

eRevisão dos cadastros e pente-fino do Bolsa Família começam
em ABRIL? Veja prazos. (Imagem: FDR)

O anúncio do pente-fino foi feito na última semana junto com o plano anual de fiscalização do Bolsa Família e do CadÚnico. Além disso, o governo terá a ajuda da inteligência artificial para realizar as checagens.

Apesar da iniciativa, ainda não existe prazo para começar a utilizar a inteligência artificial, pois ela será especialmente desenvolvida para este tipo de organização de dados.

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, atualmente, 2% dos beneficiários não atendem aos critérios do programa. Além disso, em 2022, ocorreu um aumento considerável no número de fraudes no programa.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, fala mais sobre o Bolsa Família e seus benefícios, confira.

Entenda o Bolsa família

O Bolsa Família é um programa social do governo que combate a pobreza e a desigualdade social, oferecendo auxílio financeiro a diversas famílias

Os pagamentos do Bolsa Família são feitos de acordo com o último número do NIS (Número de Identificação Social) de cada beneficiário a partir do dia 15 de cada mês no valor fixo de R$ 600. 

Além do benefício básico, o programa ainda prevê o pagamento de acréscimos na parcela regular com benefícios adicionais, como, por exemplo, as mães solteiras que recebem valores extras por seus filhos, seja pela quantidade de filhos ou pela suplementação; pela frequência na escola e até mesmo o direito ao vale-gás no valor de R$ 102 para comprar o botijão de gás de 13kg, pago pelo governo a cada dois meses.

Para garantir o benefício, as famílias devem cumprir alguns critérios como manter os filhos em idade escolar matriculados e com frequência escolar regular, manter em dia o calendário de vacinação das crianças e cumprir o acompanhamento de saúde de gestantes e nutrizes.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.