Mudanças recentes no Minha Casa Minha Vida devem beneficiar os titulares do BPC e do Bolsa Família. Programa habitacional possibilita a compra da casa própria com juros mais baixos. Confira o que mudou nele.
O Minha Casa Minha Vida foi relançado em 2023, de lá pra cá algumas mudanças já foram feitas no programa. Umas delas são voltadas aos titulares do BPC e Bolsa Família. Para eles a preocupação do governo federal é possibilitar o acesso mais fácil à casa própria.
Essa reforma feita no programa tem impulsionado o financiamento de imóveis em todo o país. Nossa especialista Laura Alvarenga te apresenta as regras do Minha Casa Minha Vida em 2024, confira.
Minha Casa Minha Vida para titulares do BPC e Bolsa Família
- Em setembro do ano passado o governo anunciou que as famílias de baixa renda teriam isenção no MCMV, ou seja, não precisariam pagar as parcelas do financiamento do imóvel.
- Essa gratuita é voltada justamente aos titulares do BPC e Bolsa Família, desde que o imóvel tenha sido subsidiado pelo FAR, FDS e Rural.
- Além disso, os imóveis financiados pelo Programa Nacional de Habitação Urbana (PNHU) tiveram uma redução no número de prestações, passando de 120 para 60 parcelas.
- Já os imóveis financiados pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) tiveram uma redução na contrapartida de 4% para 1%.
Redução das parcelas do Minha Casa Minha Vida
- Além das mudanças listadas acima, o governo recalculou a parcela das pessoas que recebem até R$ 1.412, ou seja, um salário-mínimo, esse público só pode comprometer 10% da sua renda mensal.
- Com isso as parcelas ficam mais baixas e um número maior de pessoas pode comprar a casa própria.
- Além disso, renegociações das parcelas em atraso foram iniciadas, ajudando os brasileiros a quitarem os débitos.
- Por fim, para alguns brasileiros o governo concedeu o perdão da dívida.
Nessa matéria te apresento formas de realizar o sonho da casa própria em 2024, confira.