Atenção! Feriado nesta sexta-feira (29/3) muda funcionamento dos bancos

Embora o estado seja laico, ou seja, não se vincule a nenhuma crença religiosa, o país segue o calendário considerando os eventos cristãos. Nesta sexta-feira, 29 de março, será comemorada a Paixão de Cristo e por isso é feriado nacional. Automaticamente o funcionamento dos bancos é alterado.

banco
Atenção! Feriado nesta sexta-feira (29/3) muda funcionamento dos bancos (Foto: Jeane de Oliveira / FDR)

A sexta-feira da Paixão de Cristo também é chamada de sexta-feira santa. Pelo calendário religioso é nesta data em que os critãos se reúnem para celebrar a morte de Jesus Cristo, antecedendo o domingo de Páscoa onde é comemorada a ressurreição. Dando espaço para os ritos religiosos, estes dias são considerados feriados.

Funcionamento dos bancos na Semana Santa 

Os clientes bancários podem ficar despreocupados, o funcionamento dos bancos na Semana Santa não terá grandes alterações. A única exeção fica para cidades onde há comemoração de feriado local, por exemplo, aniversário da cidade, do santo padroeiro, e outros em que há decreto de feriado municipal que interfere a abertura das agências. 

Seguindo a organização da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) nesta semana o funcionamento segue a ordem:

Serviços bancários que funcionam no feriado

Os finais de semana e feriados são considerados dias não úteis. Há uma discussão do governo, inclusive, para alterar as regras para trabalho nestes dias. Nesta matéria eu explico quais os planos do poder público.

Por não se tratar de um dia útil, as regras sobre os serviços bancários são os mesmos do final de semana. Isso significa que permanecem disponíveis nestas datas:

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile