Atenção! Feriado nesta sexta-feira (29/3) muda funcionamento dos bancos

Embora o estado seja laico, ou seja, não se vincule a nenhuma crença religiosa, o país segue o calendário considerando os eventos cristãos. Nesta sexta-feira, 29 de março, será comemorada a Paixão de Cristo e por isso é feriado nacional. Automaticamente o funcionamento dos bancos é alterado.

banco
Atenção! Feriado nesta sexta-feira (29/3) muda funcionamento dos bancos (Foto: Jeane de Oliveira / FDR)

A sexta-feira da Paixão de Cristo também é chamada de sexta-feira santa. Pelo calendário religioso é nesta data em que os critãos se reúnem para celebrar a morte de Jesus Cristo, antecedendo o domingo de Páscoa onde é comemorada a ressurreição. Dando espaço para os ritos religiosos, estes dias são considerados feriados.

Funcionamento dos bancos na Semana Santa 

Os clientes bancários podem ficar despreocupados, o funcionamento dos bancos na Semana Santa não terá grandes alterações. A única exeção fica para cidades onde há comemoração de feriado local, por exemplo, aniversário da cidade, do santo padroeiro, e outros em que há decreto de feriado municipal que interfere a abertura das agências. 

Seguindo a organização da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) nesta semana o funcionamento segue a ordem:

  • Segunda a quinta-feira (25 a 28 de março): agências abrem normalmente, boletos mantém o seu vencimento;
  • Sexta-feira (29 de março): agências fechadas, vencimento dos boletos adiado. 

Serviços bancários que funcionam no feriado

Os finais de semana e feriados são considerados dias não úteis. Há uma discussão do governo, inclusive, para alterar as regras para trabalho nestes dias. Nesta matéria eu explico quais os planos do poder público.

Por não se tratar de um dia útil, as regras sobre os serviços bancários são os mesmos do final de semana. Isso significa que permanecem disponíveis nestas datas:

  • PIX – funciona 24 horas por dia;
  • Saque em caixa eletrônico – funciona até às 22h nas agências;
  • Cartão de débito e crédito – funcionam 24 horas por dia;
  • Recarga de celular – funciona 24 horas por dia. 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]