Vazamento de dados de 87.368 mil chaves pix deixa a dúvida: Quais são seus direitos de indenização? veja

Um aviso emitido recentemente pelo Banco Central colocou em alerta milhares de cidadãos em todo o país. De acordo com o comunicado, cerca de 87 mil chaves Pix foram vazadas na última semana, expondo assim os dados bancários de diversos cidadãos.

Vazamento de dados de 87.368 mil chaves pix deixa a dúvida: Quais são seus direitos de indenização? veja. (Imagem: FDR)

De acordo com o Banco Central, esse é o sétimo vazamento de dados desde o lançamento do Pix. O sistema de pagamentos instantâneos está disponível no Brasil desde novembro de 2020. O novo vazamento teria ocorrido entre o período de 28 de setembro de 2023 e 16 de março de 2024.

Entre as informações disponibilizadas de forma irregular estavam: nome do usuário, Cadastro de Pessoa Física (CPF) com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta. Segundo o BC, o vazamento das informações teria sido causado por falhas pontuais em sistemas da instituição de pagamento. No entanto, os dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram expostos.

Saiba como agir após o vazamento de dados do Pix:

  • Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, todos os clientes que tiveram as informações vazadas serão avisadas por meio do aplicativo ou do internet banking da instituição;
  • Por meio de nota o Banco Central ressaltou que estes serão os únicos meios de aviso;
  • Dessa forma, os clientes devem desconsiderar comunicações como chamadas telefônicas, SMS e avisos por aplicativos de mensagens e por e-mail;
  • O caso será investigado pelo órgão;
  • Caso alguma irregularidade seja constatada, a instituição bancária poderá sofrer com sanções;
  • Elas serão aplicadas diretamente ao banco, podendo incluir o pagamento de multas;
  • Para os clientes que foram prejudicados, a orientação é de que eles busquem auxílio jurídico;
  • Como é responsabilidade do banco manter os dados dos clientes seguros, o caso pode gerar o pagamento de indenização.

Confira outros casos de vazamentos de dados que geraram indenização para os cidadãos afetados neste link.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.