Critérios para receber RESTITUIÇÃO no IRPF 2024 foram revelados

O calendário de pagamentos da restituição do IRPF 2024 (Imposto de Renda Pessoa Física) já foi revelado. Os primeiros contemplados terão acesso ao pagamento em maio, e os últimos receberão em setembro. Existem alguns critérios que vão determinar aqueles que receberão primeiro, e quem vai ser beneficiado no final do cronograma de depósitos. 

IRPF 2024
Critérios para receber RESTITUIÇÃO no IRPF 2024 foram revelados (Imagem: FDR)

A restituição do IRPF 2024 é liberada aos contribuintes que inseriram na sua declaração os seus gastos dedutíveis. São despesas que geram desconto no valor final do imposto, e que por isso garante que eles recebam de volta uma parte da quantia que foi paga ou que será descontada do seu salário em forma de pagamento. Quanto mais deduções, maior o valor da restituição

Critérios para receber a restituição do IRPF com prioridade

A Receita Federal definiu a ordem de prioridade no pagamento da restituição do IRPF 2024. Existem grupos que serão inclusos nos primeiros lotes de pagamento principalmente porque enviaram a declaração no início do prazo. Como o Fiscoconseguiu analisar o documento com mais rapidez, é comum que a partir disso já consiga incluir aquele cidadão na lista de restituição. 

Quem deixa para entregar a declaração no fim do prazo, em 31 de maio, ou entrega o documento, mas acessa o sistema novamente para correção dos dados, tende a ser incluso nos últimos lotes. A prioridade vai para:

Calendário de pagamentos da restituição do IRPF 2024

A consulta ao pagamento da restituição do IRPF 2024 é liberada sempre uma semana antes pela Receita Federal. Neste momento os contribuintes poderão verificar se têm direito ao depósito daquele mês. Para aumentar o valor a ser recebido, leia esta matéria onde eu dou todas as orientações. 

O depósito vai acontecer na conta corrente cadastrada, ou na conta em que a chave PIX de número do CPF foi informada. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile