10 MIL pessoas ganham direito de emitir CNH gratuita; descubra se está na lista

O programa que oferece CNH gratuita tem uma nova lista de beneficiados. A relação com os candidatos que foram contemplados com a emissão do documento e com a gratuidade em todas as fases, foi publicada na quinta-feira (21). Ao todo, 80 mil pessoas se inscreveram, mas apenas 10 mil foram selecionadas dentro de um único estado. 

cnh social
10 MIL pessoas ganham direito de emitir CNH gratuita; descubra se está na lista (Imagem: FDR)

As pessoas selecionadas no programa de CNH gratuita são moradoras do estado do Mato Grosso. O programa é uma iniciativa do governo local, e vai permitir que pessoas com mais de 18 anos e que vivem de baixa renda possam se habilitar de forma totalmente gratuita. 

Para saber como funciona o programa em outros estados, leia esta matéria escrita por mim. 

Como consultar a lista de aprovados na CNH social?

Entre os requisitos para ter direito a CNH gratuita, o governo do estado do Mato Grosso (MT) exigiu que o candidato morasse há no mínimo 1 ano no estado, e possuísse renda de até meio salário mínimo por pessoa da família. 

Como houveram 80 mil inscrições, mas haviam apenas 10 mil vagas, o governo precisou usar critérios de desempate. Beneficiando quem tinha a menor renda, estava há mais tempo desempregado, e fazendo outras considerações. 

Para saber se conseguiu se beneficiar, o candidato deve:

  • Acesse o site da SETASC do estado;
  • Aparecerá um card com a informação “CNH Social – Lista dos selecionados”, clique sobre ele;
  • Agora, você pode clicar no link que dá acesso as planilhas com todos os selecionados por município; ou
  • Digitar o número do seu CPF e NIS para verificar se sua inscrição foi aprovada. 

Próximos passos após aprovação na CNH gratuita

Depois de ter confirmado a sua aprovação os candidatos precisam aguardar o chamamento que será feito pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Uma lista com os aprovados será divulgada pelo Detran informando em qual autoescola credenciada aquele cidadão vai dar início ao processo de habilitação.

Os beneficiados não pagarão as seguintes despesas:

  • Exame de aptidão física e mental ou junta médica;
  • Exame de avaliação psicológica;
  • Exame teórico, reexame teórico;
  • Exame prático de direção veicular;
  • Reexame prático de direção veicular, e demais taxas referentes à abertura de requerimento, coleta de fotos, lançamento de frequência de curso teórico e de confecção da CNH nas categorias A ou B. No caso dos reexames, é permitido somente um por beneficiário.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]