Disponível HOJE (21/03) para fazer prova de vida do INSS pelos Correios? Veja o que muda com nova parceria

Responsável por atender aposentados e pensionistas de todo o país, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou nesta semana uma importante modificação nas regras para a realização de prova de vida dos beneficiários. As mudanças já estão em vigor e têm facilitado a realização do procedimento que é essencial para garantir a manutenção dos benefícios.

Disponível HOJE (21/03) para fazer prova de vida do INSS pelos Correios? Veja o que muda com nova parceria. (Imagem: FDR)

De acordo com o Ministério da Previdência Social, até o dia 31 de dezembro de 2024, os aposentados ou pensionistas que não realizarem a prova de vida não terão os pagamentos bloqueados ou suspensos. A medida já está em vigor beneficiando milhares de beneficiários pelo Instituto.

Atualmente, a comprovação da prova de vida pode ser realizada de diversas formas. De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, o processo pode ser realizado tanto de forma presencial, por meio de um atendimento do órgão pagador ou nos terminais de autoatendimento do banco onde o benefício é depositado, quanto de forma online por meio do portal Gov.br onde é possível realizar o reconhecimento facial.

Parceria com os Correios facilita outro procedimento

Além das novas regras para a realização da prova de vida dos beneficiários, o INSS também anunciou uma parceria com os Correios que facilitará outro procedimento. Se trata dos pedidos de benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), que agora poderão ser realizados em agências dos Correios. 

A facilidade deverá estar disponível em todo o país a partir de abril. A iniciativa foi criada para auxiliar o acesso dos segurados aos serviços do INSS. Para tal, o órgão passará a contar com o auxílio das mais de 11 mil agências dos correios espalhadas em todo o país. 

Nos locais, funcionários treinados auxiliarão na realização do pedido por meio do Atestmed, plataforma digital criada para possibilitar o envio de atestados médicos que comprovam a necessidade do benefício.

Confira mais detalhes sobre como funciona a plataforma digital do INSS neste link.

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.