Ação foi confirmada pelo ministro do Desenvolvimento Social que afirmou que 2% das pessoas cadastradas não atendem aos critérios do Bolsa Família. Beneficiários serão cortados mais rapidamente com esse novo pente fino.
Mais uma vez o governo federal deve fazer um pente fino no Bolsa Família que vai cortar o benefício de algumas pessoas. Segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, 2% dos inscritos não atendem aos requisitos de participação no programa. Para ele as ações são voltadas a levar o programa a 100% de eficiência.
Esse não é o único pente fino que o governo federal está fazendo, outro também foi anunciado no INSS. Nossa colunista Laura Alvarenga te explica, confira.
Pente fino no Bolsa Família
- Em 2023 o governo deu início as ações para reduzir o número de pessoas que recebem o Bolsa Família sem atender aos requisitos.
- Na ocasião um grande número de famílias unipessoais foi excluído o do programa.
- Agora, o ministro anunciou que vai utilizar inteligência artificial (IA) para fazer o cruzamento de dados e descobrir quem de fato atende aos critérios do programa.
- Com isso os diversos bancos de dados que era usados antes serão abandonados, o que deve tornar o processo mais rápido.
- Além disso, uma proposta voltada a melhoria da qualidade da base de dados, atualização e unificação das denúncias do Bolsa Família e Cadastro Único deve ser criado.
- Segundo o ministro, essas e outras ações foram pensadas para reduzir o número de fraudes no programa, que teve um aumento expressivo em 2022.
- Além disso tudo, dois grupos de trabalho devem ser criados, um voltado focado na mediação de conflitos e outro que vai elaborar propostas para ampliação dos recursos federais destinados ao CadÚnico.
- Não há informações de quando esse pente fino será iniciado.