ALERTA! MEI pode ser excluído do Simples Nacional HOJE (20/03) após perder importante prazo

Hoje (20) é um dia importante para quem é microempreendedor individuais (MEI). Essa é a data do prazo final para quitar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), uma obrigação fiscal muito importante para a saúde financeira de seus negócios.

ALERTA! MEI pode ser excluído do Simples Nacional HOJE (20/03) após perder importante prazo (Imagem: FDR)

 

Independentemente do volume de faturamento, é obrigatório que todos os MEIs cumpram com essa responsabilidade. O valor do DAS varia conforme a atividade exercida pelo empreendedor e foi ajustado no início do ano com base no novo salário mínimo.

Pagamento do DAS MEI

Para evitar essa situação desfavorável, é necessário agir com antecedência e efetuar o pagamento do DAS até o final do dia de hoje. O processo de emissão e pagamento do documento é simplificado e pode ser realizado através do Portal do Empreendedor.

  1. Basta acessar o site
  2. Selecionar a opção “Já Sou MEI”
  3. Buscar pela aba “Pagamento da Contribuição Mensal (DAS)”
  4. Informar o CNPJ da empresa
  5. Emitir a guia de pagamento.

É importante lembrar que o DAS não se resume apenas a uma taxa. Ele engloba diversos tributos e contribuições, incluindo a contribuição para o INSS, além de impostos como ICMS e ISS.

O que acontece se não pagar o DAS MEI?

O não pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) pode acarretar em diversas consequências negativas para o microempreendedor individual (MEI). Algumas das principais consequências incluem:

Saiba mais detalhes sobre as obrigações do MEI neste link.

Ariel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.
Sair da versão mobile