VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Brasileiros que usam a antiga carteira de identidade devem ficar atentos às últimas informações divulgadas pelo governo federal. Documento será substituído para quem tem CPF final de 1 a 0. Entenda melhor.
A Carteira de Identidade é um documento essencial para a identificação de todos os brasileiros. Em busca de modernizar e integrar os sistemas o governo criou um modelo que deve ser o substituto do tradicional RG, inclusive, agora, o uso do CPF será obrigatório.
Nova Carteira de Identidade
- A emissão da Carteira de Identificação Nacional, a CIN, já foi iniciada em diversos estados.
- Nesse novo modelo o número do RG é substituído pelo número do CPF.
- O que pouca gente sabe é que o CPF precisa estar regularizado para ser inserido no documento, caso contrário o cidadão poderá enfrentar problemas.
- Inclusive, essa é uma das grandes vantagens desse novo documento, o cruzamento do banco de dados que possibilita mais segurança e agilidade aos processos.
- O cidadão pode acessar o site da Receita Federal e fazer a regularização em poucos minutos.
Nessa pauta te ensino o passo a passo para consultar a situação do seu CPF, confira.
Emissão da Carteira de Identificação Nacional
De acordo com a última atualização feita pelo governo federal no mês de fevereiro, os seguintes estados já emitem o novo documento:
- Distrito Federal
- Acre
- Alagoas
- Amazonas
- Ceará
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Pará
- Paraíba
- Paraná
- Pernambuco
- Piauí
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- Rondônia
- Santa Catarina
- São Paulo
- Sergipe
- Tocantins.
Todos os cidadãos terão que emitir o novo documento, sendo que o antigo tem validade de 10 anos. Nossa colunista Danielle Santana te explica como emitir o novo documento, confira.