Novo RG já está em funcionamento; saiba como emitir o documento

Já disponível em todos os estados do país, o novo RG deverá substituir importantes documentos de identificação dos cidadãos brasileiros. Por isso, é essencial que eles realizem um planejamento para emitir a nova versão do Registro Geral.

Novo RG já está em funcionamento; saiba como emitir o documento
Novo RG já está em funcionamento; saiba como emitir o documento. (Imagem: FDR)

O novo RG conta com importantes mudanças com relação a versão antiga do documento. Entre elas, a exclusão do número do próprio RG do documento. Isso acontece porque, durante os próximos anos, o principal documento que será utilizado para a identificação será o CPF.

A mudança foi anunciada recentemente pelo Governo Federal, que também publicou as novas regras para emissão do CPF no território nacional. Consulte mais detalhes sobre as modificações neste link.

Confira mais detalhes sobre o novo RG:

  • O uso do CPF como documento principal foi instituído como forma de evitar fraudes;
  • Por ter um número único em todo o país, ele dificulta que o cidadão cometa irregularidades;
  • Anteriormente, o cidadão contava com a possibilidade de ter até um número por RG por estado, o que dificultava o trabalho da Polícia ou de órgãos federais em casos criminais;
  • O novo RG também traz importantes modificações, incluindo a reunião de outros dados no documento;
  • Caso deseje, o cidadão poderá incluir o título de eleitor, tipo sanguíneo, número da carteira de motorista, entre outras informações;
  • Para emitir o RG em seu novo formato, o cidadão deve procurar o órgão responsável pelo documento em seu estado;
  • Na maioria dos estados brasileiros, a emissão costuma ser responsabilidade da Secretaria de Defesa Social;
  • Geralmente, é preciso agendar o atendimento que será realizado para a emissão do documento;
  • Vale lembrar que, no momento do atendimento, aqueles que já possuem a versão antiga deverão comparecer ao local com ela, para auxiliar na comprovação de dados.

Confira mais informações sobre a emissão do novo RG em todo o Brasil neste link.

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.