ATENÇÃO MEI! Veja 3 dicas para fazer a declaração anual e de imposto de renda SEM ERRAR

Todos os anos o MEI deve emitir a declaração anual de faturamento, que não substitui o Imposto de Renda. O documento é emitido pelo próprio microempreendedor individual através da internet. Veja como.

ATENÇÃO MEI! Veja 3 dicas para fazer a declaração anual e de imposto de renda SEM ERRAR (Imagem: FDR)

A formalização como MEI traz diversas vantagens para os empreendedores, mas obrigações também. Uma delas é a entrega da declaração anual de faturamento e, para alguns, a declaração do Imposto de Renda.

É importante que o empreendedor saiba que a declaração anual não substitui a declaração de Imposto de Renda. Se o contribuinte não estiver na faixa de isenção do IRPF 2024 ele deve emitir o documento.

Declaração anual e de Imposto de Renda MEI

Confira algumas dicas que podem te ajudar na entrega dos dois documentos:

Organização

Nos dois documentos será necessário inserir as despesas e receitas, por isso é necessário ter em mãos todos os comprovantes de pagamentos e recebimentos.

Lembrando que não é necessário fazer o envio dessa documentação, mas o empreendedor deve ter como comprovar as informações que prestar ao sistema.

O prazo de entrega da declaração anual e da declaração do Imposto de Renda é até 31 de maio. 

Nesse ano a contribuição do Imposto de Renda MEI teve algumas mudanças, nossa colunista Laura Alvarenga te apresenta quais são elas.

Contador

Muitos empreendedores preferem cuidar dos próprios negócios sem contratar um profissional. No entanto, em momentos como esse ter esse suporte profissional faz toda a diferença.

Afinal, o próprio contador poderá emitir as duas declarações, tirando um peso das constas do empreendedor.

No caso do Imposto de Renda a liberação do contador será feita pelo próprio contribuinte no programa oficial, que tenha conta Gov.br de nível ouro ou prata.

Atenção à DASN SIMEI

O preenchimento da declaração é bem simples, mas requer atenção. Isso porque se ele for feito de forma errada o empreendedor terá alguns problemas, sendo o pior deles o cancelamento do CNPJ.

De forma simples, na DASN SIMEI é necessário informar todo o faturamento da empresa ao longo de 2023. Vale lembrar que mesmo se o MEI não teve faturamento em 2023 ele precisa entregar a declaração.

A declaração pode ser enviada pelo Portal do Empreendedor.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.