Perícia médica do BPC foi antecipada facilitando o recebimento

As pessoas com deficiência que dependem da perícia médica para conseguir aprovação no BPC (Benefício de Prestação Continuada), serão positivamente surpreendidas. É que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está organizando um mutirão de perícias para atender justamente este público, diminuindo a espera para ter acesso ao salário. 

bpc
Perícia médica do BPC foi antecipada facilitando o recebimento (Imagem: FDR)

O INSS e o Ministério da Previdência Social realizam até o dia 28 de março o mutirão de atendimentos da perícia médica para quem solicitou o BPC. A ação começou no dia 11 de março, e faz parte do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS). Por isso, serão atendidos aqueles que aguardam há mais tempo pelo exame

Quem pode participar do mutirão da perícia do BPC?

De acordo com o INSS, foram abertas mais de 6 mil vagas em 56 unidades da região Nordeste. São principalmente cidades mais afastadas dos grandes centros, em que os interessados em receber o BPC sentem mais dificuldade em conseguir o atendimento porque não há perícia médica. 

Isso significa que o atendimento dos mutirões serão dedicados a quem:

  • Pediu o BPC por conta de deficiência permanente;
  • Agendou a perícia médica em uma agência afastada da cidade onde mora;
  • Mora perto de uma agência do INSS, mas que não estava realizando perícia médica;
  • Mora nos estados nordestinos onde está sendo feito o mutirão. 

Agendamento da perícia médica do BPC

Nesta semana eu escrevi sobre o mutirão de reabilitação profissional, onde não há necessidade de agendamento, acesse por aqui. 

Mas, para participar da perícia médica do BPC será necessário agendamento. Basta usar um dos canais oferecidos pelo INSS, como:

  • Central telefônica: número 135;
  • Plataforma Meu INSS (app ou site).

Até mesmo quem já estava com perícia agendada consegue antecipar a data do seu atendimento por meio do mutirão, basta procurar por uma data próxima. 

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]