Está cada vez mais perto o período para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2024 (IRPF). Depois de receber os dados que são enviados pelo contribuinte, a Receita Federal analisa cada uma das informações e concede a devolução de parte do dinheiro ao cidadão. Este procedimento é chamado de restituição do IRPF, em que são pagos cinco lotes por ano.
Como milhões de pessoas receberão a restituição do IRPF 2024, o pagamento é dividido em cinco meses. Nos primeiros lotes recebem aqueles que entregaram a declaração no início do prazo, e que por isso tiveram seus dados analisados primeiro. Nos últimos lotes ficam os contribuintes que enviaram o documento no fim do prazo, ou que fizeram correções durante esse período.
Quem vai receber a restituição do IRPF 2024?
O pagamento da restituição do IRPF 2024 funciona como um reembolso. A Receita Federal analisa tudo o que o contribuinte declarou como parte do seu patrimônio, e tudo o que ele informou se tratar de gastos e despesas.
Algumas dessas despesas são chamadas de deduções e oferecem desconto no valor final do imposto. Os descontos, por sua vez, são dados ao contribuinte justamente por meio da restituição. Isso significa que serão restituídos neste ano:
- Os contribuintes que apresentarem gastos dedutíveis, como: despesas com dependentes, investimento em educação, saúde, plano de Previdência, e outros.
Calendário da restituição do IRPF 2024
A Receita Federal já divulgou quando a restituição do IRPF 2024 será paga. Em cada lote há grupos prioritários, como os idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência ou moléstia grave e quem tem como principal fonte de renda o magistério.
Além deles, quem usar a declaração pré-preenchida e informar o PIX para ser restituído, ganhará prioridade no pagamento. Para saber como aumentar o valor a ser recebido, acesse esta matéria que eu escrevi.
A ordem de depósitos para este ano é de:
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 28 junho;
- 3º lote: 31 julho;
- 4º lote: 30 agosto;
- 5º lote: 30 setembro.