Nesta semana, os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foram surpreendidos com duas boas notícias. Elas estão relacionadas ao interesse de movimentar a economia brasileira, dando aos idosos maior poder de crédito.
Nesta semana, quem assistiu aos telejornais brasileiros viu a notícia ao vivo de que os idosos foram beneficiados com duas novidades pelo INSS. As duas são relacionadas ao oferecimento de crédito consignado para esse público. Hoje, o maior alvo dos empréstimos com essa característica ainda são os idosos que recebem benefícios previdenciários.
Novidades do INSS anunciadas para os idosos
O CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social) aprovou no fim de fevereiro, e passou a valer a partir do dia 4 de março as novas taxas de juros para crédito consignado do INSS. O crédito é contratado direto com os bancos, e agora essas instituições terão que respeitar um novo limite de cobrança.
1) Empréstimo consignado
- empréstimo consignado convencional, com desconto em folha de pagamento: teto reduzido de 1,76% ao mês para 1,72% ao mês.
2) Cartão de crédito
- cartão de crédito e cartão consignado de benefícios: taxa máxima de juros passa de 2,61% ao mês para 2,55% ao mês.
Como consultar a taxa de juros do crédito consignado
Antes de contratar um empréstimo consignado do INSS, os interessados podem consultar online a taxa de juros cobrada por eles. A Previdência Social liberou essa consulta justamente para que os idosos encontrem dentro do mercado a melhor opção de crédito dentre as opções disponíveis.
- Acesse o App ou site do Meu INSS;
- Na lista de serviços apresentadas, sem necessidade de login, selecione “taxa de consignado”;
- Filtre a pesquisa por “Empréstimo”;
- E obtenha os valores cobrados por cada instituição habilitada a oferecer esse produto.
Lembrando que as taxas mencionadas são o teto, ou seja, os bancos podem liberar valores menores do que esse, mas nunca superior.