TRABALHADOR pode solicitar valor retido em seu FGTS para aumentar sua renda

Mergulhando nos detalhes do FGTS, o fundo de garantia retido representa uma reserva financeira resultante do seu trabalho ainda não retirada. As possibilidades de resgate incluem demissão sem justa causa, adesão ao saque-aniversário ou inatividade do Fundo de Garantia por mais de três anos, ou seja, sem vínculo empregatício formal.

TRABALHADOR pode solicitar valor retido em seu FGTS para aumentar sua renda. Imagem: (FDR)

Seja o FGTS retido ou ativo, ambos desempenham um papel crucial como reserva para situações de demissão, emergências ou preparação para a aposentadoria. O saldo, ao ser retido, surge quando o empregado solicita demissão ou é dispensado por justa causa, resultando na interrupção dos depósitos mensais da empresa. 

Essa situação impede o trabalhador de efetuar saques por meio do saque rescisão, mantendo, assim, os recursos retidos. Essa retenção ocorre em cenários específicos, impactando diretamente na disponibilidade imediata dos fundos. Confira abaixo informações essenciais para compreender o que é e como funciona o FGTS retido.

Como saber da existência do FGTS retido?

Para descobrir se você tem FGTS retido, a forma mais fácil é através do aplicativo FGTS da Caixa. Confira o passo a passo abaixo:

Como sacar o FGTS retido?

O FGTS retido estará disponível ao se encaixar em uma das seguintes situações:

 

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile