Antecipação do 13º de aposentados e pensionistas é REVELADO pelo governo; veja datas

O pagamento do 13º de aposentados e pensionistas do INSS deverá ser feito em duas parcelas antecipadamente. A antecipação acontecerá com o objetivo de estimular a economia, já que cerca de 33 milhões de beneficiários devem receber esse adiantamento.

Antecipação do 13º de aposentados e pensionistas é REVELADO pelo
governo; veja datas. (Imagem: FDR)

Além dos aposentados e pensionistas, o abono também será pago a segurados e dependentes da Previdência Social que tenham recebido auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.

idosos acima de 65 anos e pessoas de baixa renda que recebem o BPC, não têm direito ao 13º.

Quando será paga a antecipação do 13º?

Em anos anteriores, o 13º salário dos aposentados era pago no segundo semestres do ano. Ou seja, em meados dos meses de agosto e setembro era feito o pagamento da primeira parcela, e em novembro e dezembro o pagamento da segunda parcela. Porém, em 2023 as parcelas foram antecipadas para os meses de maio e junho.

Para 2024 as parcelas também serão antecipadas. Agora, as duas parcelas deverão ser pagas nos meses de abril e maio, seguindo o calendário de pagamentos da Previdência Social.

Como receber benefício do INSS?

Para receber benefícios do INSS, é necessário atender alguns requisitos. Os benefícios mais comuns concedidos pelo instituto incluem aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, auxílio-acidente, pensão por morte, entre outros.

É importante ressaltar que, para ter direito aos benefícios do INSS, é necessário preencher os requisitos estabelecidos pela legislação previdenciária, como idade mínima, tempo de contribuição, carência, entre outros critérios, conforme o tipo de benefício.

A solicitação para dar entrada no benefício pode ser feita presencialmente em uma agência do INSS, mediante agendamento prévio; através do site ou aplicativo ‘Meu INSS‘ ou ligando para o telefone 135.

A documentação passará por uma análise e, se o benefício for concedido, o INSS irá informar o valor que o beneficiário irá receber e a data de pagamento.

Yasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.