Carteira de trabalho digital: aprenda como criar pelo celular e utilizar

A Carteira de trabalho digital foi criada para substituir a versão física da carteira de trabalho, oferecendo mais praticidade, agilidade e facilidade de acesso às informações trabalhistas do cidadão.

Carteira de trabalho digital: aprenda como criar pelo celular e utilizar. (Imagem: FDR)

 

E pode ser emitida através do aplicativo ‘Carteira de Trabalho Digital’, disponível para baixar gratuitamente em celulares com sistema operacional Android e iOS. Além disso, também é possível acessar pelo site do governo.

A Carteira de Trabalho Digital é uma forma do Governo Federal modernizar e simplificar os serviços relacionados ao mercado de trabalho, tornando o processo mais eficiente e menos burocrático para os trabalhadores e empregadores.

Quais informações estão disponíveis na Carteira de trabalho digital?

Em sua versão digital o trabalhador consegue encontrar informações sobre:

Saiba como criar Carteira de trabalho digital pelo celular

Para criar a sua Carteira de trabalho digital é preciso baixar o aplicativo no seu celular. Confira o passo a passo abaixo:

No aplicativo ainda é possível exportar seus dados de contratos, podendo selecionar a opção todos, alguns ou somente um. Assim, você consegue ter todas as informações referentes a um dos seus empregos.

Diferenças da versão digital para a física

Em relação às informações que constam na Carteira de Trabalho, a versão física e a versão digital são iguais. 

As suas diferenças são mais em relação a forma como as informações podem ser acessadas e sua praticidade, através do celular ou do computador, além de sua modernização e sustentabilidade, já que dessa forma ajudam a modernizar os serviços públicos e reduzir o uso de papel.

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile