Vale a pena fazer empréstimo consignado em 2024? Veja os riscos e quem pode solicitar

O empréstimo consignado pode ser uma boa opção de crédito para aposentados, pensionistas e trabalhadores ativos, seja no setor privado ou público. Entender os segredos do crédito é muito importante e nós vamos listar tudo o que você precisa entender sobre esse recurso.

Vale a pena fazer empréstimo consignado em 2024? Veja os riscos e quem pode solicitar

 

Uma das principais vantagens desse tipo de empréstimo é a taxa de juros competitiva, especialmente para aposentados e pensionistas do INSS. A aprovação rápida do valor é outra vantagem, graças à garantia da margem consignável, que reserva uma parte do salário ou benefício do cidadão para o pagamento das parcelas do contrato.

Os prazos estendidos para pagamento oferecem parcelas mensais mais acessíveis, trazendo flexibilidade ao orçamento. No entanto, é importante considerar algumas desvantagens, como a restrição da margem consignável, limitando o valor disponível para empréstimo, o que pode ser desfavorável para quem necessita de quantias maiores.

Vale a pena fazer empréstimo consignado?

O comprometimento da renda é uma desvantagem adicional, já que as parcelas são automaticamente descontadas no salário ou benefício, afetando o poder de compra do tomador de empréstimo. Em outras palavras, seu pagamento mensal será menor, pois as parcelas do consignado serão descontadas assim que o dinheiro entrar na conta.

Além disso, a facilidade de acesso ao crédito consignado pode levar algumas pessoas a acumular dívidas desnecessárias. Portanto, é preciso que o cidadão avalie cuidadosamente sua capacidade de pagamento antes de assumir esse compromisso, evitando possíveis problemas.

Enquanto o crédito consignado representa uma solução financeira chamativa para aposentados e pensionistas, os trabalhadores ativos devem avaliar com mais cuidado as condições de realizá-lo. Antes de fazer qualquer tipo de empréstimo, especialistas recomendam que seja feito um ajuste nas finanças para cortar os gastos desnecessários das contas.

Nossa equipe separou algumas dicas simples para você fazer um planejamento financeiro simples antes de pegar dinheiro emprestado. Para ter acesso, clique aqui.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Ariel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.