Planejamento Financeiro 2024: Veja como montar suas metas e organizar seu dinheiro!

Você quer fazer o planejamento financeiro de 2024? Nossa equipe criou esse guia prático para te mostrar como organizar as suas finanças a partir de agora e garantir que os próximos meses sejam prósperos e sem nenhum sufoco.

BOA NOTÍCIA! Reajuste nos valores das aposentadorias, seguro-desemprego e PIS/PASEP alegram brasileiros
Planejamento Financeiro 2024: Veja como montar suas metas e organizar seu dinheiro! (Imagem: FDR)

Antes de qualquer coisa, encare a sua realidade financeira. Analise seus extratos bancários dos últimos dois meses, destacando gastos fixos essenciais, como:

  • Aluguel
  • Contas de água e luz
  • Internet

Além disso, destaque também as despesas não essenciais, como:

  • Assinaturas em vários streamings (Netflix, Disney Plus, Prime Vídeo…)
  • Taxas bancárias (Muitas são desnecessárias, como a anuidade do cartão de crédito e taxa de manutenção da conta)

Na sequência, destaque os seus gastos variáveis, como:

  • Lazer
  • Alimentação
  • Transporte

Essa análise ajuda a ter uma ideia sobre os detalhes que muitas vezes são negligenciados, como custos esquecidos ou aumentos discrepantes em contas essenciais.

Ao confrontar os resultados, talvez você descubra custos esquecidos, aumentos inesperados ou excessos em despesas variáveis. A verdade pode ser incômoda, mas é o primeiro passo para uma transformação positiva.

Planejamento financeiro para 2024

Não se limite a aceitar passivamente suas contas. Negocie com fornecedores e busque reduções em contas fixas, como TV, celular e internet. Considere migrar para uma conta digital para eliminar tarifas bancárias desnecessárias.

O cancelamento de assinaturas e serviços não essenciais é essencial para aliviar a pressão no seu orçamento. Caso goste de filmes e séries, escolha apenas um streaming para assinar por vez e intercale entre as plataformas de acordo com as produções que deseja assistir.

Durante um mês, registre todos os gastos, desde pequenas indulgências até compras mais substanciais. Essa prática aumenta a consciência dos seus hábitos de consumo e ajuda a identificar áreas onde é possível economizar.

Como fazer as metas para 2024?

Estabeleça metas claras de economia. Idealmente, reserve no mínimo 20% da sua renda para poupar ou investir, limite os custos fixos a 55%, destinando o restante aos gastos variáveis. Seja flexível, adaptando essas metas conforme necessário, mas mantenha o foco no progresso.

 

Ao adotar essas práticas, você estará pavimentando o caminho para uma gestão financeira mais saudável em 2024. A decisão está em suas mãos; faça escolhas conscientes para garantir um futuro financeiro promissor. Lembre-se, cada pequena mudança conta no caminho para a estabilidade financeira.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Ariel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.