Como funcionam as contas digitais internacionais? Vale a pena ter uma?

Pontos-chave
  • Saiba quando vale a pena abrir sua conta internacional digital
  • Conheça as vantagens e desvantagens do serviço

As contas digitais internacionais estão em alta e vem sendo buscadas por diversos brasileiros, especialmente por quem costuma viajar para o exterior com certa frequência. Diante disso, será que vale a pena abrir uma? Saiba mais sobre o assunto abaixo.

Bancos digitais internacionais 

Os Bancos digitais internacionais são instituições financeiras que ofertam para a pessoas uma conta digital internacional. Através delas, os correntistas conseguem abrir uma conta em moeda estrangeira para realizar  transações financeiras. É uma ótima ferramenta para quem vai viajar ou morar no exterior.

Através dos bancos internacionais, os procedimentos ficam mais facilitados, como troca de moeda, relações de câmbio, entre outras coisas.

Conta digital internacional 

Através de uma conta internacional, o usuário conquista uma maior liberdade financeira em suas viagens ou compras no exterior.

Diante da variação do dólar, estas contas estão cada vez mais atrativas para os consumidores. As contas digitais internacionais, diferente de uma conta corrente normal, se destacada por ter o saldo bancário em moeda estrangeira

Com isso, o correntista tem benefícios como não se preocupar com as oscilações do cambio e com os impostos cobrados nas transações. A única preocupação do dono da conta é com a cotação do dólar quando for depositar ou sacar valores da conta.

Diferença entre conta digital internacional e conta tradicional?

A grande diferença delas está no atendimento. Ao passo que a conta digital internacional oferta seus serviços pela internet, através de sites e aplicativos, a conta tradicional também oferece atendimento de forma presencial.

Também existe diferença no custo operacional entre os bancos tradicionais e os digitais, o que faz com que os digitais possam ofertar taxas mais amenas.

Uma facilidade dos bancos tradicionais são os caixas eletrônicos próprios espalhados em grande parte das cidades. Já os clientes de bancos digitais precisam recorrer aos caixas da Rede 24h para realizar saques.

Conheça as vantagens e desvantagens das contas digitais internacionais 

A grande vantagem da conta digital internacional é a possibilidade de depositar valores em moeda estrangeira de forma fácil, simples e rápida. Na maioria das vezes a conversão usada nestas transferências é muito mais vantajosa do que adquirir papel moeda em casas de câmbio ou utilizar um cartão de crédito internacional. Isto acontece pois a taxa de serviço, ou spread bancário, é bem mais baixa.

Fora isso, antes de efetuar uma transferência o usuário saberá exatamente o valor que irá receber em sua conta internacional, e ainda a cobrança de IOF (Imposto sobre Operação Financeira) devido.

Vantagens da conta digital internacional 

  • O usuário consegue economizar pois existe isenção de taxas e tarifas e cobranças mais amenas em comparação com o cartão de crédito ou saques nos caixas eletrônicos no exterior;
  • Saldo em moeda estrangeira: mesmo em casos em que a conta é aberta a partir do Brasil,  ela mantém o saldo bancário em dólar;
  • Processos simplificados: menos burocracia nas contas online
  • Praticidade: através da internet o usuário consegue efetuar todas as transações bancárias da conta, sempre que desejar.

Desvantagens 

  • Necessita de internet: como esta é uma conta digital, será preciso ter uma conexão com a internet para utilizar todos os serviços.
  • Atendimento em inglês: a depender da instituição, o atendimento será feito apenas em outro idioma, o que pode dificultar a realização dos procedimentos.
  • Atendimento apenas digital: os clientes não contam com agências para atendimento presencial. 

Como saber se é vantajoso abrir uma conta digital internacional no meu caso 

Antes de optar por abrir uma conta internacional, avalie se você se encaixa nos pontos abaixo:

  • Costumo viajar para fora do Brasil constantemente 
  • Costumo fazer compras em sites internacionais 
  • Manda dinheiro para pessoas que vivem fora do Brasil
  • Recebe pagamentos de origem estrangeira;
  • Tem ou quer manter uma reserva ou investimentos em moeda estrangeira.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.