Caixa Tem em março: lista dos pagamentos CONFIRMADOS já está disponível para consulta

Neste mês de março, a Caixa Econômica Federal (CEF) disponibiliza a consulta de saldos para beneficiários do Caixa Tem, com calendários específicos para dois grupos distintos.

Caixa Tem em março: lista dos pagamentos CONFIRMADOS já está disponível para consulta. Imagem: (FDR)

 

O primeiro grupo inclui beneficiários do Bolsa Família, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), que receberão R$ 600. O pagamento ocorre pelo Caixa Tem nos últimos dez dias úteis do mês, seguindo a ordem do dígito final do Número de Identificação Social (NIS), entre 15 e 28 de março.

O segundo grupo abrange trabalhadores que têm direito ao PIS/PASEP pelo tempo de serviço em 2022. O calendário de pagamentos no Caixa Tem teve início em fevereiro e continua até agosto, contemplando, em março, os aniversariantes de fevereiro. 

O Caixa Tem efetuará o pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) para trabalhadores da iniciativa privada. E não para por aí, pois em março, os trabalhadores também terão a chance de efetuar o saque-aniversário do FGTS. Confira as regras e calendários abaixo!

Lista de pagamentos do Caixa Tem

Bolsa Família

As famílias devem cumprir compromissos nas áreas de saúde e de educação. São elas:

Até que novos valores sejam definidos, o Governo Federal mantém a composição atual para o Bolsa Família da seguinte forma:

Confira as datas de pagamento a seguir:

PIS/PASEP

Para receber o PIS/PASEP, o trabalhador precisa constatar o direito ao abono salarial no ano de referência, neste caso, 2022. Em todo o caso, as regras de elegibilidade não foram alteradas nos últimos anos. Sendo assim, é preciso estar de acordo com os seguintes critérios:

É preciso estar de acordo com os seguintes critérios:

Muitas pessoas se concentram apenas no fato de terem trabalhado por alguns meses durante o ano de referência para o pagamento. Contudo, se esquecem que é preciso ter, pelo menos, cinco anos de carteira assinada, sejam eles consecutivos ou não. Do contrário, o PIS/PASEP não é liberado. 

O trabalhador também deve se atentar ao período padrão de inscrição no PIS/PASEP, que é de cinco anos. Somente após este tempo o trabalhador terá direito de receber o primeiro abono salarial, mesmo que já cumpra todos os outros requisitos.

Observe o calendário de pagamentos:

Saque-aniversário do FGTS

Um novo grupo de aniversariantes, os de março, agora pode aderir ao saque-aniversário do FGTS, com pagamentos disponíveis de 1º de março a 31 de maio de 2024. A Caixa Econômica iniciou os pagamentos desta modalidade.

Desde sua criação em 2019, o saque-aniversário do FGTS possibilita que o trabalhador saque parte do saldo anualmente, no mês de nascimento. Contudo, em caso de demissão, perde o direito ao resgate total, ficando limitado à multa rescisória de 40%

O trabalhador deve cumprir as regras gerais do programa para fazer o resgate no mês de aniversário. Depois, é importante ter o conhecimento do saldo depositado em conta. É importante estar ciente de que, este modelo impede o trabalhador de realizar o saque rescisório do FGTS mesmo se ele for demitido sem justa causa. 

Isso porque, o prazo de vigência do saque-aniversário pelo FGTS é de dois anos, período no qual ele fica impossibilitado de efetivar uma nova troca no modelo de resgate. Mas ainda assim, em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador que optou pelo saque-aniversário continua tendo direito à multa rescisória de 40% sobre o valor depositado no fundo.

Abaixo, confira o calendário do saque-aniversário do FGTS 2024:

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile