Programa Imóvel da Gente é lançado pelo Governo Federal para pessoas baixa renda

Na última segunda-feira (26) o governo federal divulgou o lançamento do programa Imóvel da Gente, que prevê a democratização de imóveis da União e tem o objetivo de destinar estrategicamente o patrimônio público para pessoas de baixa renda.

Programa Imóvel da Gente é lançado pelo Governo Federal para pessoas baixa renda
Programa Imóvel da Gente é lançado pelo Governo Federal para pessoas baixa renda. (Imagem: FDR)

Com o programa, mais de 500 imóveis da União em 200 municípios poderão ser utilizados a outros entes federativos, movimentos sociais e setor privado para construção de habitações.

A principal prioridade do programa é oferecer imóveis através do Minha Casa Minha Vida e os recursos do Fundo de Arrendamento Residencial e locação social. 

O governo tem o intuito de oferecer, no mínimo, 1.000 imóveis para a função social até 2026. 

Entenda mais sobre o Programa Imóvel da Gente 

O Programa Imóvel da Gente vai englobar imóveis de áreas urbanas vazias, prédios vazios e desocupados, conjuntos habitacionais com famílias não tituladas, além de núcleos urbanos informais com e sem infraestrutura. 

O programa ainda tem o objetivo de  beneficiar áreas como educação, saúde, assistência social, segurança alimentar, cultura e o esporte, priorizando a oferta habitacional.

Minha Casa Minha Vida

O programa Minha Casa, Minha Vida é uma iniciativa do governo e tem como objetivo facilitar o acesso à moradia digna para a população de baixa renda. Lançado em 2009, o programa se tornou uma das principais políticas habitacionais do país.

O principal objetivo do programa é reduzir o déficit habitacional no Brasil, oferecendo condições favoráveis para que famílias de baixa renda possam comprar suas próprias casas ou apartamentos. Para alcançar esse público, o programa trabalha em parceria com governos municipais, estaduais, instituições financeiras e empreendimentos privados.

Existem diferentes faixas de renda no programa, que determinam o nível de subsídio oferecido e as condições de financiamento. As famílias são alocadas em faixas de acordo com sua renda mensal, e quanto menor a renda, maior o valor oferecido pelo programa.

Yasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.