Beneficiários do BPC são surpreendidos com NOVIDADE anunciada pelo governo; entenda

O governo federal anunciou uma novidade para os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) dentro do programa Minha Casa Minha Vida.

Beneficiários do BPC são surpreendidos com NOVIDADE anunciada pelo governo; entenda
Beneficiários do BPC são surpreendidos com NOVIDADE anunciada pelo governo; entenda . (Imagem: FDR)

O BPC é um benefício que garante um salário mínimo para idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência (PCD’S) que consigam comprovar não ter como ter renda própria.

Novidade para beneficiários do BPC

A novidade é a isenção do pagamento de parcelas do financiamento imobiliário para famílias que estão no programa Minha Casa Minha Vida. Com isso, a Caixa irá quitar o financiamento dos beneficiários do BPC integralmente, sem a necessidade de realizar novos pagamentos.

A Caixa terá a responsabilidade de regulamentar a quitação do imóvel, entregar o título de posse e outros documentos para finalizar o processo.

A isenção também será aplicada a novos inscritos no programa e pessoas que já possuem contratos no programa.

Vale ressaltar que a isenção para beneficiários do BPC é aplicada a famílias cuja renda mensal não ultrapassa o valor de R$ 2.640.

Quem tem direito ao BPC?

O BPC é um benefício pago pelo INSS a pessoas que atendem a três tipos de requisitos, são eles:

  • Idade mínima de 65 anos para idosos;
  • Renda familiar inferior a ¼ do salário mínimo;
  • Para pessoas com deficiência, é necessário comprovar incapacidade para a vida independente e para o trabalho, além de renda familiar também inferior a ¼ do salário mínimo.

O BPC não é uma aposentadoria, já que para receber, não é necessário contribuir com o INSS. Além disso, o benefício também tem outra diferença de outros benefícios previdenciários, pois não paga décimo terceiro e não tem pensão por morte.

Como solicitar o BPC?

O benefício pode ser solicitado através do aplicativo ou site do ‘Meu INSS‘. Para isso, basta acessar um dois formatos, clicar em ‘Novo pedido’, procurar por ‘Benefício assistencial’ e seguir as instruções.

Após solicitar o BPC, a pessoa pode consultar o benefício através do aplicativo ‘Meu INSS’. Basta fazer o login e clicar em ‘Meus benefícios’. Através do aplicativo ainda é possível acompanhar o progresso das solicitações; agendar avaliações médicas e enviar e receber documentos.

Também é possível fazer a consulta do benefício por telefone com uma ligação gratuita para a Central 135 ou pelo site da previdência, basta informar a numeração do CPF.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Yasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.