O CadÚnico (Cadastro Único) está realizando uma análise de cadastros desde o final de 2023 para atualizar os dados dos beneficiários, evitar fraudes e prevenir acessos indevidos do Bolsa Família.
Com isso, os inscritos no CadÚnico que não estiverem dentro das regras da revisão cadastral, podem sofrer com os cortes do benefício.
O governo tem uma estimativa de que cerca de 7 milhões de famílias estão com seus dados desatualizados, por isso, a atualização acontecerá com todos os beneficiários do Bolsa Família.
Até o momento, cerca de 1,7 milhão de famílias unipessoais, aquelas que tem apenas um integrante, já foram retiradas do grupo de beneficiários do programa. Neste caso, essas pessoas recebiam o benefício de forma irregular.
Critérios para perder o benefício
Com a revisão, o benefício do Bolsa Família pode ser perdido por diversos motivos. Os principais entre eles são:
- O cadastro não ter sido atualizado há mais de dois anos;
- A renda familiar maior do que o valor declarado;
- O número de integrantes da família está diferente do cadastrado;
- Menores cadastrados não estão frequentando a escola – requisito obrigatório;
- Falhas no acompanhamento da saúde e imunização de crianças e jovens.
O que fazer?
As famílias inscritas no CadÚnico estão sendo notificadas por mensagem no aplicativo de celular do CadÚnico, Caixa Tem e no extrato de pagamento dos benefícios. Aqueles que estão na Tarifa Social também podem ser comunicados da atualização dos dados do CadÚnico através da fatura da energia elétrica.
Com a notificação, é necessário ir pessoalmente até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do município em que você mora ou no setor da prefeitura responsável pela gestão do CadÚnico, para atualizar os dados.
Como atualizar os dados?
Para atualizar os dados, é necessário levar um documento de identificação com foto; CPF ou Título de Eleitor; comprovante de residência e documentos de todas as pessoas da família que moram na mesma casa.