Muitos brasileiros estão tendo os seus benefícios suspensos devido à falta de comprovação na prova de vida. Portanto, é fundamental que os cidadãos saibam como realizar este exame e quando ele é necessário. Veja abaixo com mais detalhes e evite o corte do seu pagamento do INSS.
A prova de vida do INSS é essencial para que os brasileiros continuem recebendo o pagamento. Isto é necessário para os cidadãos que estão vinculados à aposentadoria e também aqueles que recebem os mais diversos auxílios.
Ao todo, o INSS está convocando 4,3 milhões de beneficiários para que consigam resolver as suas pendências com a Previdência Social. Esta prova de vida será realizada a partir do cruzamento de dados.
Ou seja, é necessário atualizar os seus dados no INSS. É recomendado que estes dados sejam atualizados uma vez por ano. Com isto, evita que os seus depósitos mensais sejam suspensos.
Como realizar a prova de vida do INSS?
Existem algumas formas de realizar a comprovação necessária para seguir recebendo os pagamentos em dia. Porém, é recomendado que o cidadão visite uma unidade do INSS.
Para realizar o agendamento deste encontro, o beneficiário pode entrar em contato com o número oficial da Previdência Social, que é o 135. Além disto, também existe um aplicativo oficial, que é o “Meu INSS”.
Calendário de pagamentos para o mês de fevereiro
Para os cidadãos que recebem até um salário mínimo:
- Final 1: 23 de fevereiro (pago)
- Final 2: 26 de fevereiro
- Final 3: 27 de fevereiro
- Final 4: 28 de fevereiro
- Final 5: 29 de fevereiro
- Final 6: 01 de março
- Final 7: 04 de março
- Final 8: 05 de março
- Final 9: 06 de março
- Final 0: 07 de março
Para quem recebe acima de um salário mínimo
- Finais 1 e 6: 01 de março
- Finais 2 e 7: 04 de março
- Finais 3 e 8: 05 de março
- Finais 4 e 9: 06 de março
- Finais 5 e 0: 07 de março