Nova carteira de identidade já foi emitida por 4 milhões de pessoas; saiba onde fica disponível

Segundo dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a nova carteira de identidade já foi emitida por 4 milhões de pessoas. Atualmente, 23 estados e o Distrito Federal já estão disponibilizando o documento na versão mais atualizada, chamada de Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Nova carteira de identidade já foi emitida por 4 milhões de pessoas; saiba onde fica disponível
Nova carteira de identidade já foi emitida por 4 milhões de pessoas; saiba onde fica disponível (Imagem: FDR)

A nova carteira de identidade foi criada com o objetivo de aumentar a segurança da identificação dos brasileiros, melhorar os cadastros administrativos e diminuir as fraudes no Brasil. Além da versão que será impressa, o documento também poderá ser acessado de forma virtual pelo aplicativo do Gov.br.

O que muda com a nova carteira de identidade?

A grande mudança trazida na nova carteira de identidade é o fim do RG (Registro Geral). Por se tratar de um registro estadual e não federal, em cada estado era possível emitir uma numeração diferente, o que aumenta a possibilidade de fraudes. Agora, com a CNI o único número de identificação será o CPF.

Diante disso, as principais alterações são:

  • Único registro de identificação em todo país, passando a ser o número do CPF;
  • Possibilidade de incluir no mesmo documento outros dados pessoais e registros civis, como:
    • Certidão de nascimento;
    • Certidão de casamento;
    • Certidão de óbito;
    • Documento Nacional de Identificação (DNI);
    • Número de Identificação do Trabalhador (NIT);
    • Registro no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de
    • Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep);
    • Cartão Nacional de Saúde;
    • Título de eleitor;
    • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
    • Número da Permissão para Dirigir ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
    • Certificado militar;
    • Carteira profissional expedida pelos conselhos de fiscalização de profissão regulamentada; e
    • Outros certificados de registro e números de inscrição existentes em bases de dados públicas federais, estaduais, distritais e municipais.

Emissão da nova carteira de identidade

Para emitir o novo documento de identificação pessoal, os interessados devem procurar o órgão civil de expedição. Pode ser a delegacia civil, o PoupaTempo, Detran e outros. Não é preciso euforia, porque o documento atual tem validade até 2032. 

A partir do recebimento da nova carteira de identidade impressa, as pessoas já podem acessar o aplicativo do GOV.BR para baixar a CIN em formato digital. O processo é similar ao que já ocorre com a CNH.

  • Acesse o App do GOV.BR e faça login;
  • Após o login, aparece o ícone ‘Carteira de documentos’ na tela inicial, bastando clicar no botão ‘+’;
  • Escolha ‘Carteira de Identidade’;
  • Vá em “Adicionar Documento’ para ter acesso à CIN Digital.

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Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]