Nova carteira de identidade já foi emitida por 4 milhões de pessoas; saiba onde fica disponível

Segundo dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a nova carteira de identidade já foi emitida por 4 milhões de pessoas. Atualmente, 23 estados e o Distrito Federal já estão disponibilizando o documento na versão mais atualizada, chamada de Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Nova carteira de identidade já foi emitida por 4 milhões de pessoas; saiba onde fica disponível
Nova carteira de identidade já foi emitida por 4 milhões de pessoas; saiba onde fica disponível (Imagem: FDR)

A nova carteira de identidade foi criada com o objetivo de aumentar a segurança da identificação dos brasileiros, melhorar os cadastros administrativos e diminuir as fraudes no Brasil. Além da versão que será impressa, o documento também poderá ser acessado de forma virtual pelo aplicativo do Gov.br.

O que muda com a nova carteira de identidade?

A grande mudança trazida na nova carteira de identidade é o fim do RG (Registro Geral). Por se tratar de um registro estadual e não federal, em cada estado era possível emitir uma numeração diferente, o que aumenta a possibilidade de fraudes. Agora, com a CNI o único número de identificação será o CPF.

Diante disso, as principais alterações são:

  • Único registro de identificação em todo país, passando a ser o número do CPF;
  • Possibilidade de incluir no mesmo documento outros dados pessoais e registros civis, como:
    • Certidão de nascimento;
    • Certidão de casamento;
    • Certidão de óbito;
    • Documento Nacional de Identificação (DNI);
    • Número de Identificação do Trabalhador (NIT);
    • Registro no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de
    • Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep);
    • Cartão Nacional de Saúde;
    • Título de eleitor;
    • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
    • Número da Permissão para Dirigir ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
    • Certificado militar;
    • Carteira profissional expedida pelos conselhos de fiscalização de profissão regulamentada; e
    • Outros certificados de registro e números de inscrição existentes em bases de dados públicas federais, estaduais, distritais e municipais.

Emissão da nova carteira de identidade

Para emitir o novo documento de identificação pessoal, os interessados devem procurar o órgão civil de expedição. Pode ser a delegacia civil, o PoupaTempo, Detran e outros. Não é preciso euforia, porque o documento atual tem validade até 2032. 

A partir do recebimento da nova carteira de identidade impressa, as pessoas já podem acessar o aplicativo do GOV.BR para baixar a CIN em formato digital. O processo é similar ao que já ocorre com a CNH.

  • Acesse o App do GOV.BR e faça login;
  • Após o login, aparece o ícone ‘Carteira de documentos’ na tela inicial, bastando clicar no botão ‘+’;
  • Escolha ‘Carteira de Identidade’;
  • Vá em “Adicionar Documento’ para ter acesso à CIN Digital.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com