CPF digital está disponível para solicitação online; saiba como emitir

Passou a valer neste ano a Lei 14.534 em que traz mudanças para registro da pessoa física, e fortalece o CPF digital. Desde 2021 a impressão do documento em formato de cartão, conhecimento nacionalmente pelo seu modelo azul, já não existe mais. Agora, a versão online se torna ainda mais importante. 

CPF digital está disponível para solicitação online; saiba como emitir
CPF digital está disponível para solicitação online; saiba como emitir (Imagem: FDR)

O CPF digital passará a ser o único registro civil da pessoa física. Isso significa que o RG já não vai mais existir, e em substituição a ele passa a valer o número do CPF. Quando uma criança nasce o seu registro de pessoa física já é emitido junto com a certidão de nascimento. E este passa a ser seu único documento. 

Como emitir o CPF digital?

A versão do CPF digital fica disponível nos aplicativos online, ou no site da Receita Federal. Desde 2021 quem não estiver com o documento impresso pode apresentar a versão virtual, porque um substituí o outro. O impresso ainda continua válido, mas em muitas regiões já caiu em desuso.

Para emiti-lo basta:

O documento pode ser impresso ou apresentado nas situações necessárias.

O que muda com o CPF digital?

Os brasileiros que passarem a emitir a CNI (Carteira Nacional de Identificação), não terão apenas o CPF digital disponível em seu Gov.br, mas também terão acesso a outros documentos. Isso porque, a emissão da CNI que acontece em substituição ao RG vai incluir:

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile