Aposentados e pensionistas do INSS são surpreendidos com informe do imposto de renda; entenda

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) liberou, na última quarta-feira (21), o informe de rendimento para aposentados e pensionistas que irão realizar a declaração do Imposto de Renda em 2024.

Aposentados e pensionistas do INSS são surpreendidos com informe do imposto de renda; entenda
Aposentados e pensionistas do INSS são surpreendidos com informe do imposto de renda; entenda. (Imagem: FDR)

Devem realizar a declaração, contribuintes que tiveram valores superiores a R$ 28.559,70 em 2023, o equivalente a dois salários mínimos por mês. A entrega da declaração do ano de 2023 poderá ser feita pelos contribuintes entre os dias 15 de março e 31 de maio de 2024.

Como acessar o informe do imposto de renda?

Os aposentados e pensionistas do INSS podem realizar a retirada do informe através do site ou aplicativo ‘Meu INSS’ ou através do banco em que a pessoa recebe o benefício.

Após realizar o login no site ou aplicativo do INSS, basta acessar a aba ‘extrato do imposto de renda’, onde existe um leão azul. Logo, aparecerá a opção ‘ano calendário’ e você deve clicar no ano de 2023. Após, basta salvar o documento.

Informe de rendimento do Imposto de Renda

O informe de rendimentos do Imposto de Renda é um documento fornecido por algumas instituições, como, por exemplo, os bancos e os empregadores, para informar à Receita Federal e ao contribuinte sobre os valores recebidos ao longo do ano anterior. 

Esse documento é essencial para a declaração do Imposto de Renda, pois contém informações detalhadas sobre os valores recebidos, como por exemplo salários, benefícios, rendimentos de investimentos, entre outros. 

O que é Imposto de Renda?

Como o nome já diz, o IR é um imposto cobrado pelo governo sobre os valores recebidos por pessoas físicas e jurídicas. No caso das pessoas físicas, o IR cai sobre os ganhos obtidos ao longo do ano, como salários, aluguéis, rendimentos de aplicações financeiras, entre outros.

Yasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.