Data para acesso ao portal de declaração do IRPF está próxima; veja o cronograma

Em poucas semanas os contribuintes poderão dar início a entrega da declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). A Receita Federal já anunciou que a partir deste ano o prazo de início e término da postagem do documento será fixo. Ou seja, de 2024 em diante o período de entrega será sempre o mesmo. 

Data para acesso ao portal de declaração do IRPF está próxima; veja o cronograma
Data para acesso ao portal de declaração do IRPF está próxima; veja o cronograma (Imagem: FDR)

O contribuinte terá cerca de dois meses e meio para entregar a declaração do IRPF. Lembrando que os dados são referentes ao ano-base 2023, isso é, sobre os ganhos, gastos e patrimônio conquistados no ano passado. O programa para o preenchimento ainda não foi disponibilizado para download.

Cronograma da declaração do IRPF de 2024

Assim como aconteceu no ano passado, o prazo de entrega da declaração do IRPF de 2024 vai durar pouco mais de dois meses. Antes de dar início a postagem, porém, a Receita Federal deve lançar o programa gerador da declaração com a versão mais atualização.

Quem tem o programa de 2023 não pode utiliza-lo para a declaração desse ano. Todos os anos um novo sistema é disponibilizado e deve ser baixado em computador, notebook ou tablet. Quem quiser usar o celular para preenchimento precisa baixar o aplicativo Meu Imposto de Renda

O cronograma com as fases da entrega da declaração do IRPF 2024 incluem:

  • Início da entrega: 15 de março de 2024;
  • Prazo final para entrega: 31 de maio de 2024.

Por onde enviar a declaração do IRPF?

O sistema para enviar a declaração do IRPF somente vai ficar disponível no dia 15 de março. Quem quiser se adiantar pode ir reunindo os documentos, acessando a versão da sua declaração no ano passado, conferindo se o seu login e senha continuam válidos, e etc.

Estando tudo dentro dos conformes o passo seguinte é se preparar para entregar o documento. Os contribuintes poderão usar os seguintes canais:

  • App Meu Imposto de Renda;
  • Programa Gerador da Declaração do Imposto de Renda;
  • Site da Receita Federal por meio do e-CAC.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]