Além de mudanças no valor do salário mínimo, o ano de 2024 também traz mudanças no BPC (Benefício de Prestação Continuada). O benefício pago para idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência (PCD’S) que consigam comprovar não ter como ter renda própria seja ajustado!
Com o aumento do salário mínimo, o BPC pago passará a ser de R$ 1.412, mas não mudará as regras para se inscrever no benefício.
Quem tem direito a receber o BPC?
Para receber o auxílio do BPC, é preciso estar dentro dos seguintes critérios:
- Ter 65 anos de idade, ou mais;
- Ser uma pessoa portadora de deficiência (PCD) de qualquer idade;
- Possuir doença grave, com qualquer idade, que cause limitações ou reduções na capacidade de trabalho e na vida independente;
- Ter renda que não ultrapasse um quarto do salário mínimo por cada integrante da família;
- Ser inscrito no Cadastro Único (CadÚnico).
Solicitando o benefício BPC
O benefício pode ser solicitado pelo aplicativo ‘Meu INSS‘. Após baixar o app, você deve clicar em ‘Novo pedido’, selecionar a opção ‘Benefício assistencial’ e escolher o benefício.
Se necessário, você também pode procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade para solicitar ajuda e informações sobre o benefício.
Para ter acesso ao BPC, a família deve estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico), pois é por lá que a documentação das pessoas que estão solicitando será verificada.
Consultando o benefício BPC
Através do aplicativo ou site ‘Meu INSS’ é possível verificar as solicitações; agendar avaliação médica e social e enviar e receber documentos. Além de realizar a consulta do benefício através de ligação gratuita para a Central 135. Nesta opção, é necessário informar o CPF do titular do benefício para ter acesso às informações.
Se você optar pelo atendimento presencial, basta ir até uma agência do INSS, porém é necessário realizar o agendamento da visita antecipadamente por telefone, site ou aplicativo.