Aposentados podem receber o abono do PIS/PASEP este ano? Entenda os critérios

A partir desta quinta-feira (15) tem início o calendário de pagamentos do abono do PIS/PASEP. A expectativa do Ministério do Trabalho e Emprego é de que 24,5 milhões de pessoas recebam neste ano. Mas, será que entre o total de beneficiados estão os aposentados?. Os critérios revelam quem recebe.

Aposentados podem receber o abono do PIS/PASEP este ano? Entenda os critérios
Aposentados podem receber o abono do PIS/PASEP este ano? Entenda os critérios (Imagem: FDR)

O pagamento do abono do PIS/PASEP é uma gratificação anual paga a quem trabalha com carteira de trabalho assinada. Isso significa que o cidadão tem direito a um salário extra no ano, relativo ao que ele trabalhou no ano-base que dessa vez é 2022. Os valores serão pagos por ordem do mês de nascimento.

Aposentados tem direito ao abono do PIS/PASEP?

A resposta para essa pergunta é: depende!. Na verdade, o pagamento do abono do PIS/PASEP somente será pago ao aposentado que continuou trabalhando. Existem duas hipóteses, uma que dá direito ao benefício, e outra que não dá acesso ao pagamento.

Ou seja, apenas ser aposentado não dá direito ao benefício porque ele é anual e concedido a quem continua no mercado de trabalho.

Quem tem direito ao abono do PIS/PASEP?

O pagamento do abono do PIS/PASEP é concedido apenas a quem atende aos critérios de saque. É necessário cumprir com requisitos que envolvem limite de renda e trabalho formal. O primeiro depósito acontece nesta quinta-feira (15) para os nascidos em janeiro.

A cada mês um grupo diferente recebe, sempre com base no mês de nascimento. Trabalhadores da rede privada sacam pela Caixa, e da rede pública recebem pelo Banco do Brasil.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile