Golpe da maquininha faz milhares de vítimas no carnaval; veja como recuperar o valor perdido

Durante o carnaval alguns foliões podem ter sido vítimas do golpe da maquininha. A prática é antiga, mas, nas festas o número de vítimas acaba aumentando. Veja o que fazer se você foi uma delas.

Golpe da maquininha faz milhares de vítimas no carnaval; veja como recuperar o valor perdido
Golpe da maquininha faz milhares de vítimas no carnaval; veja como recuperar o valor perdido (Imagem: FDR)

O uso de cartões de crédito durante as festas é comum, principalmente pela praticidade de não precisar sair com dinheiro. No entanto, isso pode acabar se tornando uma grande dor de cabeça. Isso porque muito criminosos aproveitam datas como essa para fazer novas vítimas, entre as práticas usadas está o golpe da maquininha.

Golpe da maquininha

  • Os criminosos parecem que estão em constante aperfeiçoamento, o que faz com que novas práticas sejam feitas por eles.
  • Nessa modalidade de golpe, por exemplo, os criminosos simulam erros de aproximação, oque faz com que o cliente precise inserir o cartão, momento em que ele é clonado.
  • Também acontece a compra dobrada, situação em que o golpista afirma que a primeira compra não foi aprovada. Isso faz com que uma nova transação seja feita.
  • Essas são apenas algumas das práticas feitas pelos golpistas.

O que fazer após ser vítima?

  • O primeiro passo é fazer o bloqueio do cartão de crédito no seu aplicativo do banco.
  • Após isso, é necessário registrar um boletim de ocorrência, o famoso BO. Nesse momento é importante informar o máximo de detalhes possíveis, como local em que o golpe aconteceu, horário, valor da transação etc.
  • Em alguns estados esse BO pode ser feito virtualmente através do site da Delegacia Virtual do Ministério da Justiça.
  • Com o Boletim feito, você deve entrar em contato com o seu banco. Lembrando que o atendimento presencial está com horário diferente nesta semana, veja.
  • É nesse momento que você poderá solicitar a emissão de um novo cartão e ter informações sobre um possível cancelamento e ressarcimento da compra.

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Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.