Vale-Gás volta a ser pago aumentando o valor do Bolsa Família deste mês

A partir desta semana mais de 5 milhões de famílias terão acesso ao pagamento do vale-gás nacional. O benefício foi criado com o objetivo de minimizar no orçamento o peso que a compra do botijão de gás de 13 kg tem. O depósito é feito de forma bimestral e junto com o auxílio do Bolsa Família.

Vale-Gás volta a ser pago aumentando o valor do Bolsa Família deste mês
Vale-Gás volta a ser pago aumentando o valor do Bolsa Família deste mês (Imagem: FDR)

Desde o ano passado o vale-gás passou a pagar de forma definitiva 100% da média de preço nacional para o botijão de 13 kg. As famílias contempladas recebem a cada dois meses o depósito na sua conta do Caixa Tem. O calendário de pagamentos é exatamente igual ao do Bolsa Família.

Calendário de pagamentos do vale-gás

Os pagamentos do vale-gás começam na sexta-feira, 16 de fevereiro. O término está previsto para o dia 29. Serão dez dias úteis para os depósitos, sendo que a Caixa usa como referência o último dígito do NIS (Número de Identificação Social).

Receber o Bolsa Família não é garantia de que terá o auxílio-gás. São programas diferentes, mas como pagos no mesmo dia acabam se somando um ao outro. A ajuda para a compra do gás é garantida ao cidadão que está no Cadastro Único e possuí renda de até meio salário mínimo por pessoa.

Número final do NIS Data de pagamento
1 16 de fevereiro
2 19 de fevereiro
3 20 de fevereiro
4 21 de fevereiro
5 22 de fevereiro
6 23 de fevereiro
7 26 de fevereiro
8 27 de fevereiro
9 28 de fevereiro
0 29 de fevereiro

Como saber se vou receber o vale-gás?

Para saber se vai receber o vale-gás em fevereiro, o representante da família pode dar início as consultas. É possível verificar se foi aceito dentro do programa, sendo que o orçamento é apertado e houveram poucas aprovações nos últimos meses. Ou seja, vale entender que nem todo mundo recebe.

  • App Bolsa Família – fazendo login com número do CPF;
  • App Caixa Tem – na opção “Extrato” e depois “Futuro”;
  • Ligue para a Caixa – telefone 111;
  • Ligue para o Desenvolvimento Social – telefone 121.

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Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]