Vale-Gás volta a ser pago aumentando o valor do Bolsa Família deste mês

A partir desta semana mais de 5 milhões de famílias terão acesso ao pagamento do vale-gás nacional. O benefício foi criado com o objetivo de minimizar no orçamento o peso que a compra do botijão de gás de 13 kg tem. O depósito é feito de forma bimestral e junto com o auxílio do Bolsa Família.

Vale-Gás volta a ser pago aumentando o valor do Bolsa Família deste mês
Vale-Gás volta a ser pago aumentando o valor do Bolsa Família deste mês (Imagem: FDR)

Desde o ano passado o vale-gás passou a pagar de forma definitiva 100% da média de preço nacional para o botijão de 13 kg. As famílias contempladas recebem a cada dois meses o depósito na sua conta do Caixa Tem. O calendário de pagamentos é exatamente igual ao do Bolsa Família.

Calendário de pagamentos do vale-gás

Os pagamentos do vale-gás começam na sexta-feira, 16 de fevereiro. O término está previsto para o dia 29. Serão dez dias úteis para os depósitos, sendo que a Caixa usa como referência o último dígito do NIS (Número de Identificação Social).

Receber o Bolsa Família não é garantia de que terá o auxílio-gás. São programas diferentes, mas como pagos no mesmo dia acabam se somando um ao outro. A ajuda para a compra do gás é garantida ao cidadão que está no Cadastro Único e possuí renda de até meio salário mínimo por pessoa.

Número final do NIS Data de pagamento
1 16 de fevereiro
2 19 de fevereiro
3 20 de fevereiro
4 21 de fevereiro
5 22 de fevereiro
6 23 de fevereiro
7 26 de fevereiro
8 27 de fevereiro
9 28 de fevereiro
0 29 de fevereiro

Como saber se vou receber o vale-gás?

Para saber se vai receber o vale-gás em fevereiro, o representante da família pode dar início as consultas. É possível verificar se foi aceito dentro do programa, sendo que o orçamento é apertado e houveram poucas aprovações nos últimos meses. Ou seja, vale entender que nem todo mundo recebe.

  • App Bolsa Família – fazendo login com número do CPF;
  • App Caixa Tem – na opção “Extrato” e depois “Futuro”;
  • Ligue para a Caixa – telefone 111;
  • Ligue para o Desenvolvimento Social – telefone 121.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com