- É comum perder documentos e objetos pessoais durante festas;
- As agências dos Correios guardam documentos perdidos;
- É importante registrar Boletim de Ocorrência após a perda.
Por mais organizado que o folião seja, qualquer vacilada pode dar a oportunidade para perder o documento no carnaval, ou pior que isso, ser roubado. É mais comum do que se imagina e infelizmente gera alguns confusões. Tudo porque, além de ficar sem documento será preciso pagar pela segunda via.
É muito importante levar o documento no carnaval. Em uma possível infelicidade, como acidente, necessidade de ida ao hospital, e outros, o cidadão precisa conseguir ser identificado. É por isso que embora haja preocupação em levar o documento, vale a pena estar com o comprovante do seu nome e registro civil.
Infelizmente perder o documento de identificação, cartão de banco, celular e outros objetos pessoais é mais comum do que se imagina. Em 2023, a prefeitura de Recife comunicou que foram recolhidos 575 documentos e outros objetos durante o período de carnaval na cidade.
Neste mesmo período, a cidade de Olinda registrou 1,3 mil objetos perdidos. Entre os itens, estavam celulares, 410 documentos de identidade e 474 cartões. As duas prefeituras guardaram os itens e deixaram disponíveis para resgate do dono durante o período de três meses.
Quem neste ano levou o documento no carnaval e perdeu deve estar atento aos cuidados que deve tomar a partir de agora. Isso incluí: a busca pelo objeto perdido, o registro da perda para evitar golpes em seu nome e finalmente a emissão de um novo documento no setor civil do seu estado.
Onde procurar documento perdido no carnaval?
Acredite, mesmo que pareça impossível recuperar o documento no carnaval, há chances de isso acontecer. Infelizmente bens materiais como celular, relógios, joias e outros que possuem valor financeiro, têm menos chances de serem devolvidos. Mas o documento costuma ser deixado em algum lugar.
E afinal de contas, em que lugar ele estará?. Inicialmente, tudo vai depender da prefeitura ou dos organizadores do evento que você está. É comum que eles deixem o objeto guardado em algum departamento de confiança por um período de um a três meses.
Depois disso, em todo país o procedimento é o mesmo. Veja onde começar a procurar:
- No achados e perdidos da prefeitura – ligue para a prefeitura ou procure algum comunicado nos canais oficias (site ou App);
- Na polícia militar – vá até a delegacia mais próxima para obter mais informações;
- Em uma agência dos Correios – todos os estados levam até as agências dos Correios os documentos que ficam perdidos. Lá, esses objetos são guardados por até 60 dias.
Para saber se o seu documento está nos Correios e em qual agência, faça a busca na página de Achados e Perdidos.
Valor da 2ª via do documento
Caso não encontre os seus pertences é muito importante dar início ao processo de emissão da 2ª via do documento. A recomendação é ter o documento digital, usando o aplicativo do Gov.br ou o CNH Digital.
Se não possuir esses recursos online, ou embora possua mas queira ter a sua identificação impressa, será preciso providenciar um novo documento. A nova via vai gerar custos e o cidadão deve ir preparado ao posto civil onde acontecerá a emissão.
Outro ponto de observação importante é que a emissão vai depender do agendamento no órgão responsável no seu estado. Confira a faixa de valores, sendo que a quantia exata depende do governo estadual de onde reside.
- 2ª via do RG – a partir de R$ 30;
- 2ª via da CNH – a partir de R$ 80;
- 2ª via da certidão de nascimento – a partir de R$ 20.
O que fazer perder o documento no carnaval?
Mesmo tendo evitado, caso perceba que perdeu o documento no carnaval é preciso dar início ao processo de segurança. Isso porque, se a sua identificação pessoal chegar até as mãos de um bandido, você corre o risco de levar um grande golpe.
O indivíduo pode se passar por você para abrir conta em banco, contratar empréstimo, e tantos outros tipos de fraudes. Por isso esteja atento:
- Procure o seu documento nos órgãos responsáveis (prefeitura, segurança do local, polícia militar);
- Registre um Boletim de Ocorrência (B.O) sobre a perda do documento;
- Bloqueie cartões que tenham sido levados;
- Guarde o comprovante do B.O com a data em que perdeu o seus pertences.