2ª via da CNH: Veja como solicitar documento perdido

Os motoristas que perderam ou tiveram sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) roubada, molhada, ou entre outras coisas, podem pedir a 2ª via do documento pela internet.

2ª via da CNH: Veja como solicitar documento perdido
2ª via da CNH: Veja como solicitar documento perdido (Imagem Google)

O motorista pode solicitar a segunda via de sua CNH através do Portal do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), ou pelo aplicativo que está disponível para os sistemas iOS e Android.

Como solicitar a 2ª via da CNH

Após entrar no Portal do Detran, é necessário fazer um cadastro para obter um login e senha para acesso aos serviços online. Em seguida, o cidadão pode solicitar a 2ª via pela própria página, em “Serviços Online” e ”2ª via da CNH”.

Os motoristas também podem fazer a solicitação através do aplicativo, encontrado gratuitamente nas lojas virtuais Google Play ou Apple. Verifique se o órgão do seu estado possuí essa ferramenta.

Uma vez baixado, o acesso é feito com o mesmo cadastro do portal, selecionando “Pedir 2ª via da CNH”.

Custo da 2ª via da CNH

A segunda via da CNH tem o custo de R$42,41 da taxa de emissão e mais R$11,00 para o envio pelos Correios.

O documento é entregue em até sete dias úteis no endereço em que a CNH está cadastrada. Sendo assim, é importante que o endereço esteja atualizado.

Além disso, o documento precisa estar dentro da validade e o condutor não pode estar com o direito de dirigir suspenso ou cassado.

Aplicativo Poupatempo libera renovação da CNH

Está de volta a obrigatoriedade de renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que foi suspensa em virtude da pandemia do coronavírus. Sendo assim, quem estiver com a carteira vencida em janeiro de 2020 deve renová-la através do site ou app dos Poupatempo.

O procedimento para os motoristas de São Paulo é mais simples já que pode ser feito pelo aplicativo ou site do Poupatempo. Porém, quem teve a carteira suspensa ou cassada não pode realizar o serviço online.

Aprenda a renovar sua carteira de motorista pelo site ou app do Poupatempo.

  • Através do site
  1. Entre no site do Poupatempo em eu navegador preferido
  2. Ao carregar a página, vá na opção “Renovação de CNH”
  3. Com o menu aberto, clique também em “Renovação de CNH”;
  4. Utilize sua conta do Poupatempo para logar no site. Se não tiver ainda é possível criar
  5. Insira os dados pedidos e acompanhe as instruções para agendar seu exame

Após ser aprovado nos exames, pelo próprio site do Poupatempo, é possível conferir as instruções de como efetuar o pagamento da taxa de emissão da nova CNH.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.