Sua aposentadoria pode rendar mais do que você imagina. Algumas ações podem ser feitas bem antes de chegar o momento de se aposentar. Confira as alternativas para receber mais mensalmente.
Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social, 27.349.84 de segurados recebem um salário mínimo. Poucos sabem que a sua aposentadoria pode render mais e aumentar esse valor.
Inclusive, é importante lembrar que com a Reforma da Previdência hoje o valor da aposentadoria não é o mesmo que o segurado recebia de remuneração mensal. Ou seja, para muitos ao se aposentar a renda mensal acaba caindo.
Como fazer a aposentadoria render mais?
Planejamento
O primeiro passo é conhecer as modalidades de aposentadoria que a Previdência Social possui. Além disso, é necessário acompanhar as mudanças, até porque com a Reforma foi adotado o sistema de idade progressiva.
Investimentos
Eles devem ser iniciados antes mesmo de você atingir os requisitos para se aposentar, nesse caso são utilizados os investimentos de longo prazo.
O ideal é buscar orientação de um profissional da área que vai auxiliar na escolha dos melhores investimos. Alguns bancos inclusive oferecem suporte para essa questão.
Poupança
A poupança continua sendo uma das formas de se preparar para o futuro, a ideia aqui não é necessariamente manter o dinheiro na poupança. O ideal é que cada pessoa perceba qual a melhor forma de guardar o seu capital.
A ideia central é ter um dinheiro guardado para o futuro. Para isso é possível separar uma parte da remuneração mensal, ou guardar aquele dinheiro extra que cai na conta, como o 13º salário.
Insira todos os períodos possíveis
Ao solicitar a aposentadoria o INSS vai analisar o período de contribuição do segurado. Quem foi aluno-aprendiz até 16/12/1998 pode solicitar a inclusão desse período.
Mas, é importante lembrar que é necessário comprovar vínculo empregatício e remuneração.
Renda extra
Ter uma renda extra deve contribuir para aumentar o valor recebido mensalmente. Até porque nem sempre a aposentadoria é suficiente para cobrir todas as despesas, já que nessa etapa muitos gastos aumentam.