O FGTS terá uma série de aprovações realizadas nas próximas semanas. Isto acontece devido ao crescente interesse da população em ter acesso ao valor em conta. Portanto, entenda melhor como serão realizados os saques do FGTS e quem terá direito ao pagamento neste mês.
Os cidadãos nascidos em fevereiro terão até o fim deste mês para realizar a retirada parcial do valor em conta. Isto pode ser feito através do saque-aniversário do FGTS, que permite a retirada anualmente.
Desta forma, os trabalhadores do país podem ter acesso ao dinheiro de forma antecipada. Naturalmente, o saque rescisão é o modelo adequado para todos os cidadãos brasileiros.
Com isto, em caso de demissão sem justa causa, este beneficiário poderá ter acesso ao saque parcial do valor em conta. Caso o saque aniversário esteja ativo, ele(a) não poderá sacar o valor em caso de demissão.
Confira mais detalhes sobre as modalidades de saque do FGTS
É fundamental que o trabalhador realize a leitura das condições para cada modalidade de saque do FGTS. Desta forma, não vão cair na “armadilha“, que é como vem sendo tratado pelo governo federal.
No governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o Ministério do Trabalho realizou a criação do saque aniversário. Porém, muitos brasileiros não sabiam que, ao aderir a modalidade, teriam que aguardar ao menos 25 meses para retornar o saque rescisão.
Com isto, milhões de trabalhadores acabaram sendo demitidos e não conseguiram ter acesso ao Fundo de Garantia. Esta contemplação só conseguiu ser acessada no mês de nascimento do contribuinte.
Planos para o saque aniversário
Ainda não há definição, mas é provável que o governo federal realize estudos e ações para que o saque aniversário seja extinto. Com isto, o poder público busca voltar ao Fundo de Garantia original.
Nele, os cidadãos tem acesso parcial ao valor do FGTS em caso de demissões sem justa causa. Portanto, serão pegos de surpresa com a demissão, mas terão um amparo financeiro para ajudar nas contas de casa.