Cota ÚNICA do IPTU garante descontos para os contribuintes

A cota única do IPTU está garantindo descontos bastante chamativos para os contribuintes. A novidade fez com que muitos brasileiros fossem analisar o valor da sua cobrança para checarem se é possível efetuar o pagamento de uma só vez. Veja abaixo mais detalhes sobre o caso.

ALERTA! Golpe do IPTU enganam contribuintes e prejudicam pagamentos
Cota ÚNICA do IPTU garante descontos para os contribuintes (Imagem: FDR)

Em muitos lugares do país, o IPTU já está disponível para pagamento. Porém, o que algumas pessoas não sabem é que o pagamento único do tributo pode gerar grandes descontos para o seu cadastro.

Isto acontece pois o número de cidadãos que decidem parcelar o pagamento é alto. Com isto, os governos municipais e federais buscam alternativas para que o contribuinte realize o pagamento de uma só vez.

Desta forma, cede descontos consideráveis para que o morador da região decida por não parcelas o pagamento e realizá-lo de uma só vez. Pagando de uma só vez, o desconto do valor pode chegar em 10%.

Início de ano reforçado de obrigações para a população

Normalmente, o início do ano é recheado de obrigações para a população brasileira. Além do pagamento referente ao Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), os cidadãos também costumam realizar a entrega da declaração do Imposto de Renda. 

Já para as pessoas que possuem veículos próprios, o início de um ano é um pesadelo pois sabem da obrigação com o pagamento do IPVA. Este tributo é obrigatório somente para os motoristas que possuem um veículo em seu nome.

Vale ressaltar que, de um ponto de vista nacional, o IPTU não sofreu reajustes de 2023 para 2024. Desta forma, o pagamento segue a mesma alíquota operada no início do ano passado.

Quem é isento do IPTU?

Atualmente, programas de notas fiscais garantem a isenção do IPTU em casos específicos. Além disto, caso o cidadão seja um aposentado ou pensionista do INSS, também não é necessário realizar o pagamento do tributo anual.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].