Imposto de Renda 2024 tem lista revelada de quem é OBRIGADO a declarar neste ano

O Imposto de Renda 2024 teve a lista divulgada dos cidadãos que terão que realizar a sua declaração. Nesta edição, milhões de beneficiários serão isentos da entrega, tendo em vista as novas medidas do governo federal. Acompanhe abaixo quais serão as novidades deste programa.

Imposto de Renda 2024 tem lista revelada de quem é OBRIGADO a declarar neste ano (Imagem: FDR)

O governo federal estabeleceu novas condições para o recebimento das declarações do Imposto de Renda. A novidade fez com que milhões de pessoas fossem isentas do pagamento. Então, a nova faixa de isenção, a partir de 2024, será de dois salários mínimos (R$ 2.640).

A decisão foi tomada para que os brasileiros que recebem baixas remunerações mensais não sejam obrigados à declarar os seus registros financeiros anuais. Portanto, menos declarações são enviadas à Receita Federal.

Para este ano, a faixa de isenção já foi definida, assim como o calendário oficial para a entrega desta declaração. Confira abaixo quando este pagamento será preciso ser entregue à Receita Federal:

Calendário oficial do Imposto de Renda foi definido

Os cidadãos brasileiros já podem agendar o dia especial em seu calendário. A medida foi imposta para que os contribuintes evitem multas e repercussões legais negativas.

Assim como em 2023, a entrega oficial do Imposto de Renda será iniciada no dia 15 de março. Ou seja, já a partir do próximo mês, os brasileiros poderão iniciar a montagem dos seus recibos para enviar para a Receita Federal.

Estes mesmos cidadãos terão até o dia 31 de maio para entregar esta documentação oficialmente. Em caso de atraso, o pagamento de multas e juros sobre as multas serão aplicados.

Dicas para evitar problemas

Para evitar cair na malha fina, existem algumas dicas que podem te ajudar. Entre elas, está a contratação de um(a) contador(a). Com isto, poderá ter as suas informações passadas para o profissional contábil.

Para obter mais informações sobre o Imposto de Renda, clique aqui e saiba mais. 

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].