Idosos comemoram LEI que baratear a compra de carros 0km para este grupo

Neste ano, os idosos estão comemorando uma grande novidade envolvendo a compra de carros 0km. A notícia impressionou milhares de pessoas, mas é fundamental acompanhar entender quais são as condições para adquirir o veículo próprio com um grande desconto no valor final.

Imposto de Renda 2024: idosos comemoram decisão que folga as suas contas
Idosos comemoram LEI que baratear a compra de carros 0km para este grupo. (Imagem: FDR)

O Projeto de Lei 2937/2020 acabou não sendo aprovado, mas a meta do ex-deputado Alexandre Frota seria de isentar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os idosos do Brasil.

Estes brasileiros poderiam adquirir o novo veículo próprio há cada cinco anos com esta novidade. Com isto, os cidadãos mais velhos poderiam manter o seu carro atualizado e com preços abaixo da média.

Porém, o PL acabou não sendo aprovado no Senado Federal e o benefício não será aplicado para as pessoas interessadas. Desta forma, os descontos na compra de veículos estão separados apenas para um grupo de cidadãos; confira:

Grupo de idosos e cidadãos tem acesso à desconto em carros novos

No Brasil, as pessoas que possuem algum tipo de deficiência tem direito ao desconto na compra de veículos próprios. Esta medida existe para garantir que esta classe consiga ser incluída no mercado de automóveis.

Portanto, quem for PCD no país tem direito à um desconto de até R$ 120 mil na compra de um veículo. Este valor deve ser abatido do preço do ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços).

A medida foi aprovada pelo Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) e é válida desde o dia 01 de janeiro de 2024. Portanto, os brasileiros já podem aproveitar as condições especiais.

Pagamento do IPVA em 2024

O pagamento do IPVA para 2024 já está disponível para os brasileiros realizarem o depósito e quitação. O tributo é cobrado de todos os cidadãos que possuem um veículo próprio em seu nome. Para mais informações, clique aqui e saiba mais.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].