Carnaval 2024 é feriado? Veja o que diz a lei e quem é obrigado a trabalhar

Conhecido por toda sua energia contagiante e diversidade cultural, o Carnaval no Brasil é um período festivo que atrai milhares de pessoas para os principais estados carnavalescos, sendo eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. O país para durante cinco dias para viver toda a magia da folia de Momo, mas o Carnaval 2024 é feriado

Carnaval 2024 é feriado? Veja o que diz a lei e quem é obrigado a trabalhar
Carnaval 2024 é feriado? Veja o que diz a lei e quem é obrigado a trabalhar. (Imagem: FDR)

Apesar de muitas empresas darem folga aos seus funcionários durante os dias de Carnaval, o período de Momo não é um feriado nacional. Apesar disso, muitos estabelecimentos mudam seus horários de funcionamento, como é o caso das agências bancárias. Entenda mais sobre.

Carnaval 2024 é feriado?

No estado do Rio de Janeiro, a terça-feira de Carnaval é considerada um feriado local.

Além desse estado, as cidades de Terra Roxa e Lins, em São Paulo; Canudos e Wanderley, na Bahia; Açailândia, no Maranhão; Araxá e Belo Horizonte, em Minas Gerais; e Balneário Camboriú, em Santa Catarina, também consideram o momento um feriado.

Trabalhar nos dias de Carnaval é obrigatório?

Se você não mora ou trabalha em um desses locais onde o Carnaval é feriado, você pode trabalhar durante o período, pois não é obrigação da empresa dispensar os funcionários.

Porém, muitos locais concedem folga aos trabalhadores por toda a importância da festividade no país. As empresas que optam pela folga, realizam a compensação das horas não trabalhadas durante o Carnaval em outros dias, com o sistema de banco de horas.

Vale reforçar que isso é uma escolha da empresa, não é um direito do trabalhador se ausentar de suas funções sem a comunicação prévia do chefe em relação aos dias de Carnaval.

Quando é o Carnaval 2024?

Neste ano de 2024, o Carnaval acontecerá nos dias:

A Quarta-feira de Cinzas é o dia que marca o início da Quaresma, um período de 40 dias de preparação para a Páscoa, data comemorada pela Igreja Católica. O período representa um momento de reflexão após os dias de festividade carnavalesca.

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.
Sair da versão mobile