Onde fazer a prova de vida do INSS? Veja a forma mais rápida para regularizar a sua situação

Depois do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciar que 4,3 milhões de segurados foram convocados para a prova de vida, muitas pessoas se espantaram. Isso porque, desde janeiro do ano passado a comprovação de vida do aposentado e pensionista passou a ser uma responsabilidade do INSS. 

Onde fazer a prova de vida do INSS? Veja a forma mais rápida para regularizar a sua situação
Onde fazer a prova de vida do INSS? Veja a forma mais rápida para regularizar a sua situação (Imagem: FDR)

Diante da convocação muitas pessoas estão em dúvida sobre como e onde fazer a prova de vida do INSS. É preciso entender que se o segurado não foi notificado pelo aplicativo do Meu INSS ou aplicativo do seu banco, ele não precisa se preocupar. Quem foi notificado, porém, deve estar mais atento.

Onde fazer a prova de vida do INSS se foi convocado

São 4.351.557 beneficiários nascidos em janeiro, fevereiro e março convocados para a prova de vida do INSS. Essas pessoas estão sem comprovação de vida há mais de doze meses (um ano) porque os sistemas não encontraram os seus dados no cruzamento das plataformas públicas.

Diante disso, a partir da notificação enviada essas pessoas têm 60 dias para realizarem a comprovação de vida em:

Como fazer a prova de vida se não foi convocado

Quem não foi convocado pode ficar tranquilo, o sistema conseguiu reconhecer seus dados em alguma plataforma pública e contabilizou como prova de vida do INSS. São considerados como comprovantes:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile