Carnaval: feriado ou ponto facultativo para trabalhadores folgarem?

O carnaval é um dos momentos mais felizes para milhões de brasileiros. O período é conhecido por ter uma grande variedade de festas e folgas. Porém, o carnaval é um feriado ou um ponto facultativo? Entenda melhor qual é a condição do período lendo o texto abaixo:

É possível sacar PIS/PASEP sendo autônomo? Confira as regras do abono salarial
Carnaval: feriado ou ponto facultativo para trabalhadores folgarem? (Imagem: FDR)

O carnaval não é um feriado nacional. Diferente do que milhões de brasileiros acreditam, o período festivo, normalmente realizado em fevereiro, não é um feriado como é o caso do Natal e do Ano Novo.

Desta forma, os empregados podem precisar exercem a sua profissão durante o período de folia. Porém, o caso varia de acordo com a disponibilidade da sua equipe e também da negociação entre trabalhador e empregador.

Porém, é essencial lembrar que o carnaval não é um feriado nacional. Entretanto, apesar de não ser um feriado, ele é considerado um ponto facultativo. Ou seja, fica à critério de cada empregador agir da forma em que deseja.

Veja detalhes sobre o Carnaval 2024

Neste ano, o carnaval será realizado entre os dias 10 e 14 de fevereiro, sendo finalizado na quarta-feira de cinzas. O governo federal cede, durante este período, o ponto facultativo para os donos de pequenos e grandes negócios no país.

Porém, esta situação pode ser afetada após uma decisão tomada pelo estado ou município onde você reside. Ou seja, caso a sua cidade declare que o carnaval será feriado, de fato a aplicação será feita.

O mesmo serve para o caso de um estado. Ou seja, é fundamental acompanhar as novidades apresentadas por sua localidade e entender quais são os parâmetros de avaliação. Lembrando que, não sendo feriado, os trabalhadores precisarão exercer a sua profissão normalmente, em horário regular.

Para mais informações sobre os trabalhadores CLT e seus benefícios, clique aqui e saiba mais. 

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].