13º salário do INSS: idosos terão abono natalino antecipado em 2024?

Os bancos já iniciaram a antecipação do 13º salário do INSS neste mês de janeiro, apresentando um novo valor crucial para aposentados. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), focado em aposentados e trabalhadores registrados, emite comunicados para manter todos informados sobre as atualizações.

13º salário do INSS: idosos terão abono natalino antecipado em 2024?
13º salário do INSS: idosos terão abono natalino antecipado em 2024? (Imagem: FDR)

O canal ‘Drone Diário’ no YouTube, especializado em benefícios previdenciários, destacou que os aposentados e pensionistas podem antecipar até 100% do 13º salário do INSS de 2024 imediatamente, sem necessidade de anúncio formal. 

O adiantamento já considera o novo valor, com aumento de 6,97% para quem ganha salário mínimo e 3,71% para quem recebe acima de R$1.412. Após a aprovação da antecipação, o dinheiro é liberado, e o pagamento ao banco ocorrerá quando o governo disponibilizar a segunda parcela do 13º salário do INSS para todos os segurados. 

O especialista alertou para solicitar o adiantamento apenas em casos necessários, pois funciona como um empréstimo consignado pelas instituições financeiras.

Quem tem direito ao 13º salário do INSS?

O 13º salário do INSS é direcionado a aposentados, pensionistas e demais segurados que receberam algum tipo de benefício previdenciário a partir do mês de maio. A exceção fica por conta dos cidadãos contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Renda Mensal Vitalícia (RMV).

Formato de pagamento do 13º salário do INSS

  • O 13º salário será pago sempre em duas parcelas;
  • A primeira parcela será em agosto e a segunda em novembro;
  • Na primeira parcela serão pagos 50% do valor do benefício e na segunda o restante.
  • Datas de pagamento com base nas informações do Decreto 10.410, assim como pelo calendário de pagamentos do benefício mensal de 2023 já ter sido divulgado, já é possível identificar as datas de pagamento do 13º salário em 2023.

BPC pode receber 13º salário do INSS?

Os beneficiários do BPC, diferente da maioria dos segurados da previdência, não têm direito de receber abono do 13º  salário. De acordo com as regras do auxílio, os brasileiros cadastrados têm direito a depósitos mensais no valor equivalente ao do salário mínimo (R$ 1.320 em 2023).

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.